logomarca

Monsanto compra empresa que investiga o desaparecimento de abelhas por pesticidas


A multinacional diz que quer ajudar a Beeologics, no entanto, dada a sua história, seus motivos não são menos duvidosos. É realmente difícil acreditar que a Monsanto, a gigante dos agrotóxicos, que segundo a Natural Society foi "A pior em 2014", queira fugir de seus maus hábitos e investir na conservação do meio ambiente.

A Beeologics é uma pequena empresa dedicada a encontrar soluções para o rápido declínio das populações de abelhas no mundo, para isso eles desenvolveram um produto chamado Remembee, um agente antiviral que deve combater o Transtorno do Colapso das Colônias, uma praga que tem diminuiu em um terço a população de abelhas nos Estados Unidos na última década.

No entanto, de acordo com três estudos recentes concluíram que o vírus que Remembee planeja combater não é a raiz real do problema. Pesquisas realizadas pela Purdue University e pela Harvard University concluíram que um tipo de pesticida, conhecido como neonicotinóides, cobre mais de 142 milhões de hectares de milho, trigo e soja nos Estados Unidos, podendo ser os verdadeiros culpados. Esses pesticidas são absorvidos pelo sistema vascular das plantas e contaminam o pólen e o néctar que as abelhas usam, desorientando os insetos, impedindo-os de retornar à colmeia.

Outros fatores que contribuem para o Transtorno do Colapso das Colônias e para os quais o número de abelhas diminuiu são a perda de seu habitat natural, um sistema imunológico fraco, como conseqüência de uma dieta pobre (já que as abelhas comerciais são frequentemente alimentadas com xarope de milho com pesticidas), bem como modernas técnicas de apicultura que limitam a diversidade genética da população, fazendo uso extensivo de inseminação artificial.

Outro culpado apontado pelos cientistas é o pólen de milho geneticamente modificado que possui um poderoso inseticida dentro de sua estrutura genética e que as abelhas ingerem. O milho Roundup é fabricado pela Monsanto e é usado nos Estados Unidos e em outros lugares.

Então, se a Monsanto está entre os principais suspeitos do Transtorno do Colapso das Colmeias, por que a multinacional está comprando uma das empresas responsáveis ??por investigar a desordem e o desaparecimento das abelhas?

A porta-voz da empresa, Kelly Powers, disse que "estamos totalmente comprometidos com o trabalho existente de Beeologics".

É difícil acreditar que a Monsanto tente se reinventar como uma empresa cujo interesse é a conservação ambiental e produtos sem efeitos questionáveis ??sobre nossa saúde, parece um pouco mais provável que eles tentem cobrir sua cumplicidade no problema.

Nós teremos que esperar e ver.

Postado em: Notícias

Leia Mais: