IMG-LOGO

Motivos para consumir e produzir produtos orgânicos

Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal

A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas.Fertilizantes artificiais e pesticidas de fazendas não orgânicas são levados aos rios, lagos e lençóis freáticos através das chuvas e/ou irrigação. Traços de pesticidas são encontrados em peixes, gado e outros animais que se nutrem de águas provenientes destas fazendas.

Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas

Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbio hormonais, problemas neurológicos e até cancer.

Alimentos orgânicos são mais nutritivos

Alimentos frescos orgânicos normalmente possuem uma menor quantidade de água em sua composição quando comparado com os alimentos convencionais (aproximadamente 20% menos). Isto significa que os nutrientes estão mais concentrados, assim como o conteúdo de açúcar - daí o sabor mais adocicado dos vegetais orgânicos. Produções orgânicas tendem a ter maiores níveis de vitamina C e poderão ser encontrados em tomates orgânicos 23% mais de vitamina A do que os convencionais.

Evita a erosão do solo

Técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano evitando a assim a degradação e a erosção

 

Alimentos orgânicos são mais saborosos.

Sabor e aroma são mais intensos - em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.

Economiza energia

O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.

Protege futuras gerações de contaminação  química

A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais. 

Protege a qualidade da água


Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d'água e poluem rios e lagos.

Ajuda os pequenos agricultores.


Em sua maioria, a produção orgânica provem  de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.

O produto orgânico é certificado.

A maioria dos produtos orgânico é assegurada por selos de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização.

Leia Mais: