logomarca

Índia quer aumentar importações de óleo de soja produzido no Paraná

Índia quer aumentar importações de óleo de soja produzido no Paraná

O governador do Paraná, Roberto Requião, manteve contatos, nesta terça-feira (27-01), com empresários indianos que manifestaram interesse em aumentar substancialmente a compra de óleo de soja do Estado, desde que esse óleo seja produzido com soja pura, não-transgênica. Atualmente os indianos importam do Paraná cerca de US$ 70 milhões de dólares por ano em mercadorias. Desse total, 91% são constituídos de óleo de soja.

O governador expôs aos indianos todo o esforço do Paraná em ser considerado pelo Governo Federal área livre de transgênicos, especialmente no caso da soja. "Contamos com o apoio do presidente Lula para que o Estado seja considerado área livre e temos todas as condições de oferecer aos indianos um óleo produzido com soja pura", salientou Requião, que garantiu, também, que o Porto de Paranaguá não embarcará nenhum produto de origem transgênica. "É mais uma garantia da pureza do produto paranaense exportado", completou o governador, salientando que "o mercado indiano é imenso e abre ao Paraná possibilidades magníficas de aumento das transações comerciais".

Nesse sentido, Requião comentou que a posição intransigente do Paraná em defesa da pureza dos produtos agrícolas já está rendendo bons resultados. "Basta lembrar que recebemos no Palácio Iguaçu uma delegação da China, também interessada em soja pura, o que valoriza nossa produção", disse.

fonte: Governo do Estado do Paraná - Assessoria de Imprensa, 28/01/2004

Leia Mais: