A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou há pouco o requerimento do deputado Edson Duarte (PV-BA) para a realização de audiência pública com o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Paulo Lacerda, para esclarecer sobre as investigações desenvolvidas pelo órgão no combate ao contrabando de soja transgênica.
De acordo com o deputado, há uma legislação sobre transgênicos e há decisão judicial proibindo o seu plantio. Para Duarte, é preciso que seja explicado como a semente de soja transgênica entra no País contrabandiada, depois é plantada, e ninguém faz nada para esclarecer sobre como o contrabando foi feito e punir os responsáveis.
Por Rosalva Nunes/ CL
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: [email protected]=============
http://www.viaecologica.com.br
Brasília, quarta-feira, 30 de abril de 2003. 10:04Ala ambientalista do PT quer fiscalizar decisões do Executivo sobre transgênicos
O Poder Legislativo precisa ter controle sobre o desenrolar das decisões relacionadas com os organismos geneticamente modificados (OGMs), para que questões como os transgênicos não fiquem sujeitas apenas a pressões de grupos de interesse agindo através do Estado. É o que pretende a decisão da ala ambientalista do Partido dos Trabalhadores de propor um mecanismo de fiscalização permanente sobre estes temas.
Hoje (30), por exemplo, a Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados realiza reunião ordinária, para discutir entre outros temas a Proposta de Fiscalização e Controle 34/00, do deputado Fernando Ferro (PT-PE), que prevê que a Comissão fiscalize os procedimentos adotados pelo Poder Executivo para autorizar a liberação de plantas agrícolas transgênicas no País. Esta seria uma forma de conciliar as preocupações ambientalistas, dentro e fora do Parlamento, com a necessidade de se definir claramente uma política para esta polêmica questão dos transgênicos, que atenda tanto os interesses socio-ambientais e econômicos do país quanto a necessidade de competitividade dos produtos agrícolas brasileiros nos mercados externo e interno, pois os ruralistas alegam que a soja transgênica sái 20 e tantos por cento mais barata por não usar defensivos de forma intensa.
As organizações ambientalistas estão preparando respostas a estas e outras questões levantadas na recente reabertura da polêmica no Congresso, com a votação prevista para maio da medida provisória permitindo a comercialização da safra de soja transgênica plantada ilegalmente no ano passado. (Veja também www.camara.gov.br, www.mma.gov.br e www.greenpeace.org.br).
fonte:Agência Câmara dos Deputados, Tempo Real - 30/4/2003 12h23
http://www.camara.gov.br/internet/agencia/materias.asp?pk=29531
Página Anterior | Associe-se à Rede | Fale Conosco | Próxima Página |
A Rede de Agricultura Sustentável é um serviço gratuito de Cristiano Cardoso Gomes, e contou com o apoio da e Broederlijk Delen
Leia Mais: