logomarca

Chineses protestam por rótulo em produtos transgênicos

Terra, 19/12/2003 - 10:50
http://noticias.terra.com.br/ciencia/biotecnologia/interna/0,,OI237925-EI1434,00.html

Redação Terra

O jornal chinês China Youth Daily, reportou nesta quinta-feira, que a consumidora Zhu Yanling, de Shangai, entregou uma carta à multinacional suíça Nestlé, protestando por um padrão de rotulagem semelhante ao europeu em alimentos com transgênicos vendidos pela empresa na China.

A senhora Zhu, que leu acidentalmente na internet sobre a venda de alimentos com transgênicos da Nestlé na China, se sentiu ofendida ao encontrar no início do ano um produto da empresa elaborado a base de transgênicos sem o rótulo informativo.

Em abril, a senhora Zhu processou a filial da Nestlé em Shangai e o supermercado onde adquiriu o produto. Ela solicitou a devolução do pacote de alimento adquirido e a reposição por um similar, e exigiu da Nestlé a rotulagem correta dos alimentos com ingredientes transgênicos.

Esta é o primeiro caso em que uma empresa é processada por um consumidor chinês em função da ausência de informação sobre transgênicos no rótulo da embalagem.

O governo chinês colocou em prática o sistema de rotulagem de produtos com ingredientes transgênicos em março de 2002. Através de constantes inspeções, realizadas pelas instituições governamentais responsáveis, produtos como o óleo de soja para saladas, à venda em supermercados, passaram a receber rótulos com o objetivo de conceder aos consumidores o direito de escolha sobre os produtos.

 

 

 

peso

Leia Mais: