logomarca

Salsicha com soja transgênica é detectada em São Paulo pelo Greenpeace

Mensagens do 15/03/2003

 

SÃO PAULO - Na véspera do Dia do Consumidor, que será comemorado neste sábado, o Greenpeace divulgou o resultado de um teste que detectou 8% de soja transgênica Roundup Ready da Monsanto em uma salsicha da marca Extra, fabricada pela DaGranja. O teste foi realizado pelo Laboratório Genescan, situado na cidade de Itú, em São Paulo.

O Grupo Pão de Açúcar, dono da marca Extra, ao ser informado desse resultado, declarou através de um comunicado que irá tomar as providências necessárias para evitar novas contaminações. De acordo com a empresa, o fornecedor já foi contatado e a partir da próxima semana serão realizados testes de contra-prova da matéria-prima utilizada na fabricação dessa salsicha.

´´Ao garantir ao consumidor produtos livres de transgênicos, esta empresa está respeitando a opinião da maioria dos brasileiros, que prefere alimentos sem transgênicos. Outras marcas, como a Nestlé, que já teve produtos denunciados, deveriam fazer o mesmo´´, afirma Tatiana de Carvalho, assessora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em dezembro de 2002, 71% dos entrevistados afirmaram preferir consumir alimentos que não contivessem transgênicos.

O produto foi comprado em um supermercado da rede em São Paulo e pode ainda estar em comercialização, já que seu prazo de validade é de 23 de março. Para o Greenpeace, o supermercado Extra deveria retirar este lote das prateleiras, afim de respeitar a legislação vigente.

´´No Brasil, existem 36 marcas de alimentos, como a Sakura e a La Basque, que já garantiram ao consumidor produtos livres de transgênicos. Cada vez mais o consumidor preocupado com a saúde e o meio ambiente tem opções para evitar os transgênicos´´, completou Tatiana.

No final de abril, o Greenpeace irá lançar a segunda edição do "Guia do Consumidor - lista de produtos com e sem transgênicos". Além de atualizar o posicionamento das principais indústrias de alimentos frente a questão dos transgênicos, este guia incluirá 40 novas empresas atuantes no mercado brasileiro.

fonte: Jornal do Brasil, Sábado 15/3/2003 - Economia

Leia Mais: