logomarca

Empregar inimigos naturais da Tuta absoluta melhora o rendimento dos tomates


tomateA lagartade folhas de tomateiro (Tuta absoluta) é uma das pragas mais destrutivas de tomate no mundo. "Testamos a quantidade e a qualidade dos tomates após o uso combinado de dois agentes de controle biológico - o predador predador Nesidiocoris tenius e o parasitóide Trichogramma brassicae ", relatam pesquisadores da Universidade Tarbiat Modares, em Teerã (Irã).

Os pesquisadores variaram os tempos de liberação dos predadores (antes e depois do estabelecimento da praga) e o número de parasitóides liberados (dez ou trinta fêmeas por semana por metro quadrado).

Os melhores resultados em termos de número de frutos, porcentagem de frutos não danificados, peso de rendimento total e peso de rendimento não danificado foram obtidos com tratamentos predador-em-primeiro, com ou sem a liberação de parasitóides.

Além disso, a qualidade dos frutos também foi maior se os predadores foram liberados primeiro graças a uma maior porcentagem de água e açúcar, licopeno, ß-caroteno, flavonóides e teor de clorofila total.

"Nossos resultados apóiam a abordagem do predador em primeiro lugar para gerenciar a Tuta", concluem os pesquisadores.

Publicado em 16/01/2019 em FreshPlaza.com, traduzido por Cristiano Cardoso Gomes com dados de Mirhosseini M., Fathipour Y., Soufbaf M., Reddy G., ' Implicações do uso de dois inimigos naturais de Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae) para o melhoramento do rendimento do tomate' , 2019, Boletim de Pesquisa Entomológica.

Leia Mais: