logomarca

Universidade Politécnica de Tomsk, criou um robô para combater o besouro da batata do Colorado

Na Universidade Politécnica de Tomsk, os cientistas testaram um robô que ajudará a combater o besouro da batata do Colorado.

O robô consiste em um carrinho autopropulsor no qual uma câmera de vídeo está localizada, um computador de placa única com um algoritmo técnico de visão e um dispositivo para remover arbustos e pulverizar.

Depois de reconhecer o besouro ou suas larvas na imagem da câmera de vídeo, o robô borrifa as larvas com um pesticida ou inclui um mecanismo de agitação para sacudir os insetos adultos. Agora a amostra de teste é alimentada por bateria. Mais tarde, os desenvolvedores planejam criar um modelo industrial equipado com um motor a gasolina.

De acordo com os desenvolvedores, os agricultores poderão cultivar batatas mais ecologicamente corretas, uma vez que o robô atua no ponto-e-ponto da praga e não precisa processar a colheita com produtos químicos tóxicos em toda a área semeada.

Alexander Tyryshkin, professor associado do departamento de automação e robótica, explicou que os cientistas não tinham a tarefa de destruir todos os besouros. Se houver até 5 larvas em um arbusto de batatas cultivadas, a colheita dificilmente sofrerá. Os cientistas estabeleceram uma meta para reduzir o número de besouros ao mínimo necessário com o mínimo de uso de venenos e, assim, preservar a colheita.

" Em apenas oito horas de operação, esse robô é capaz de processar de seis a cem metros quadradosde plantio de batata. Com menor refinamento, pode ser usado 24 horas por dia ", acrescentou Sergey Leonov, chefe do departamento de automação e robótica da TPU.

É especificado que o custo do robô será de 30 mil rublos (US$ 475,00). Poderá usar não só fazendeiros, mas jardineiros - amantes. No entanto, é impossível montar um assistente agrícola por conta própria, o que exigirá equipamentos especializados demais, como uma máquina de solda e uma impressora 3D.

No momento, informações sobre a possibilidade de comprar um robô no domínio público não estão disponíveis. A equipe de desenvolvimento está aguardando propostas de fabricantes ou investidores.

Fonte: FruitNews baseado em materiais do portal Tomsk em 08.07.2019

Leia Mais: