A Farmer Scientist Network, apoiada pela Yorkshire Agricultural Society, tem realizado testes comparativos envolvendo variedades de trigo de primavera e inverno
Os testes descobriram que o trigo pode ser produzido usando tecnologias de biocontrole, sozinho ou em combinação com a química de cultivo convencional, enquanto ainda se obtém rendimentos e qualidade de grãos semelhantes.
Os agricultores estão sob pressão crescente para produzir alimentos de alta qualidade que os consumidores exigem devido a uma série de proibições de produtos químicos que limitaram seu kit de ferramentas para combater doenças e pragas em um momento de padrões climáticos cada vez mais desafiadores.
O uso de bioprotetores pode reduzir os impactos ambientais associados aos produtos químicos, dizem os pesquisadores, que esperam que os testes envolvendo variedades de trigo de primavera e inverno possam se tornar uma solução viável e ampla para os produtores no futuro.
Agricultores e cientistas uniram forças para realizar o projeto Crop Health North, que visa encontrar soluções científicas e tecnológicas para os desafios da agricultura.
EU funding
O estudo foi realizado ao longo de três anos em locais de campo no Stockbridge Technology Centre e nas fazendas Nafferton e Cockle Park da Newcastle University. Os ensaios com bioprotetores foram financiados pela European’s Innovation Partnership (EIP-Agri).
O especialista em bioprotetores, Dr. Roma Gwynn, diretor da Biorationale, trabalhou em estreita colaboração com fazendeiros e agrônomos para projetar os testes, tendo identificado coletivamente uma necessidade urgente de explorar novos e inovadores produtos de proteção de lavouras.
Bioprotetores são produtos fitossanitários encontrados na natureza ou derivados dela e, portanto, degradam-se facilmente quando aplicados nas plantações.
Durante os testes, os bioprotetores foram aplicados às variedades de trigo de primavera, Willow e Mulika, e às variedades de trigo de inverno, Skyfall, Leeds e Sundance.
Foram utilizados três programas de tratamento, um com defensivos agrícolas convencionais, um apenas com bioprotetores e outro envolvendo técnicas de manejo integrado de pragas.
As variedades de trigo foram escolhidas devido à sua suscetibilidade a doenças ou vários níveis de resistência.
Próximos passos
David George, leitor de agronomia de precisão na Universidade de Newcastle, disse: “O projeto mostrou claramente que os bioprotetores podem ter um desempenho tão bom quanto a química sintética de proteção de lavouras, especialmente em programas integrados.
“Os próximos passos são tomar os regimes de gestão que têm funcionado muito bem em nossos estudos até o momento e tentar ver como podemos otimizar seu uso”.
James Standen, diretor de agricultura da Universidade de Newcastle, acrescentou: “Estamos perdendo ingredientes químicos ativos para proteger as safras de pragas devido ao 'princípio da precaução' e algumas safras desenvolveram resistência a alguns tratamentos químicos, identificando assim novas oportunidades para os agricultores para ajudar a cultivar safras de trigo lucrativas é realmente importante. ”
A Farmer Scientist Network irá compartilhar as descobertas durante um webinar gratuito das 14h00 às 14h00 na quarta-feira, 28 de julho. Registre-se gratuitamente para o webinar Crop Health North .
O que são biopesticidas?
Biopesticidas são agentes de base biológica produzidos em massa, usados ??para o controle de pragas de plantas. Eles incluem:
Organismos vivos (inimigos naturais) - Invertebrados, nematóides e microrganismos
Substâncias de ocorrência natural - resumos de plantas; Semioquímicos (por exemplo, feromônios de insetos)
Genes (EUA) - produtos incorporados à planta
Fonte: FWI em 23-07-2021<https://www.fwi.co.uk/arable/crop-management/biopesticides-as-good-as-pesticides-to-protect-wheat>
Leia Mais: