logomarca

Agricultores aprendem a elaborar biofertilizante para usar em hortaliças

hortalicasNesta segunda-feira (10/12) os extensionistas da Emater/RS-Ascar de Eldorado do Sul, Felipe Silva e Marcos Sander, realizaram uma demonstração de método de preparação de biofertilizante, a partir de uma receita sugerida pelo grupo Nova Vida de hortas da Comunidade Apolônio de Carvalho do município. Para preparar o biofertilizante foram usados como ingredientes plantas bioativas, urina e esterco de vacas, melado, soro de leite e pó de rocha. Na oficina, que ocorreu na propriedade de Dilon Brizolla, assentado da reforma agrária, participaram 11 famílias.

Durante a demonstração de método foram distribuídos materiais técnicos onde constam alternativas agroecológicas para adubação e controle de pragas e doenças das olerícolas. Foi ressaltada, pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Marcos Sander a importância da melhoria e manutenção da qualidade do solo como base para uma boa produção. ?O uso de diferentes biofertilizantes de forma intercalada também contribui para boa nutrição e consequente sanidade das plantas cultivadas?, complementou Sander.

Foram tratados ainda no encontro, a realização de feiras e mercados institucionais como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para escoamento da produção e geração de renda na propriedade.

Fonte: Emater-RS em 11-12-2018

Leia Mais: