logomarca

Conheça primeiro sistema orgânico de manga do país


Pesquisadores apresentam modelo que impactou produtividade e meio ambiente


Vem de estudos da Embrapa na Chapada Diamantina (BA), o primeiro sistema orgânico para produção de manga no país.

 

Entre as diferenças com o sistema convencional está um pequeno aporte em produtividade. Foram 20 toneladas por hectare, com previsão de chegar a 25 toneladas por hectare no próximo ciclo, contra 15,6 toneladas por hectare em média no convencional. A diferença poderia ser maior, caso tivesse sido utilizado um espaçamento mais adensado (mais plantas por hectare) nos experimentos. O sistema também é aliado do meio ambiente e gera economia já que não são usados químicos.


O projeto "Desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para fruteiras de clima tropical" traz recomendações técnicas relacionadas a aspectos socioeconômicos, exigências climáticas, preparo e manejo do solo, calagem e adubação, variedades, produção de mudas, implantação do pomar, irrigação, práticas culturais, manejo de pragas (doenças e insetos), colheita e pós-colheita, mercado e comercialização, coeficientes técnicos e rentabilidade.

 

Um dos pontos mais importantes do sistema orgânico é o preparo do solo, que deve ter pouco revolvimento. A publicação enumera as principais exigências da mangueira, fruteira tropical adaptada a diversos tipos de solo, desenvolvendo-se melhor em solos profundos, bem drenados e sem problemas de salinidade. Também orienta sobre escolha das variedades que serão utilizadas no pomar e como fazer o controle de insetos-praga, grande desafio em qualquer cultivo orgânico. É preciso haver o manejo da vegetação natural do pomar, o manejo nutricional e o monitoramento populacional das pragas e dos inimigos naturais, sendo as formigas cortadeiras as maiores vilãs.

Por enquanto, o sistema está restrito somente à região dos Lençóis, mas a proposta é que sirva de modelo e possa ser ajustado para outros polos produtivos do país, já que contempla os princípios básicos da produção orgânica.

 

No Brasil, o Nordeste se destaca pela produção de manga, respondendo por 76,3% da produção nacional. A Bahia tem a liderança em área colhida, com 24.2 mil hectares, e Pernambuco é o maior produtor, com 496.937 toneladas.

 

Fonte:Agrolink por Elza Maliszewski em 29-07-2020

Leia Mais: