logomarca

“A nova contribuição da Rússia é a produção orgânica”: BioFach-2019 abre na Alemanha
NIA-Krasnoyarsk

ilpf

13 de fevereiro, a Alemanha lançou a maior exposição especializada BioFach-2019.

organicoO vice-primeiro-ministro russo Alexei Gordeyev e diretor executivo da BioFach, Peter Ottmann, deram as boas-vindas aos participantes do estande russo, organizado pela União Orgânica Nacional (NOS) e pelo Centro de Exportação Russo (REC), e expressaram confiança de que a participação da Rússia na BioFach trará resultados valiosos.

A exposição BioFach-2019 é realizada sob o patrocínio da Federação Internacional da IFOAM (Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica). Segundo os organizadores, o número total de visitantes profissionais da exposição em 2019 pode ser de cerca de 8 mil especialistas.

O stand russo de produtores orgânicos na exposição é organizado pela National Organic Union juntamente com o Russian Export Center (REC).

A área da exposição russa deste ano será de 100 metros quadrados. metros 9 empresas da Rússia participam da exposição, incluindo Organic-Expert, Yufen-Trade, TPK Sava, Naturmir, Savinskaya Niva, SibBioProduct e outros. Apresentarão carnes e produtos cárneos orgânicos, leite e laticínios, cereais, leguminosas e forrageiras, hortaliças e melões, cereais, mel, pergu, nozes. Além disso, o lado russo na exposição é representado pela empresa Organic-Expert como a única empresa de certificação russa acreditada em conformidade com a lei sobre produtos orgânicos adotada na Rússia em 2018, um membro da União Orgânica Nacional.

A abertura do estande russo contou com Aleksey Gordeyev, Vice-Primeiro Ministro da Federação Russa, Ivan Lebedev, Vice-Ministro da Agricultura da Federação Russa, Vladimir Kashin, Presidente da Comissão de Assuntos Agrários da Duma do Estado da Federação Russa e outros representantes da delegação russa.

Alexey Gordeyev, Vice-Presidente do Governo Russo, agradeceu aos organizadores da exposição pela calorosa recepção e excelente organização e felicitou a BioFach pelo seu 30º aniversário. "Hoje, a tendência da produção de alimentos orgânicos no mundo está crescendo, mais de 130 países do mundo estão participando neste processo, e a Rússia agora tem um grande potencial", disse Aleksey Gordeyev. "Na Rússia, nos últimos anos, a quantidade de produtos orgânicos cresceu em uma ordem de magnitude, o número de terras certificadas para orgânicos aumentou dez vezes."

A produção orgânica é uma causa nobre importante, preocupação com a saúde das pessoas e a ecologia do país, disse Aleksey Gordeyev, expressando sua gratidão aos produtores orgânicos russos: “Obrigado, vocês, entusiastas, pioneiros! Profissionais se reúnem na BioFach, desejo a todos reuniões produtivas, novos contratos. ”

Peter Ottmann, diretor executivo da BioFach, deu as boas-vindas aos expositores russos: “A Rússia está dando uma grande contribuição à cultura e à ciência. A nova contribuição da Rússia é produtos orgânicos. A Rússia pode nos ajudar na escassez de matérias-primas e enriquecer o mercado com seus produtos orgânicos ”.

Andrei Slepnev, diretor do Centro de Exportação da Rússia (REC), expressou confiança de que a participação do lado russo na exposição vai dar frutos: "Sentimos o crescente interesse em produtos orgânicos russos na prática".

Vladimir Kashin, presidente do Comitê de Assuntos Agrários da Duma do Estado da Federação Russa, desejou a todos um trabalho bem-sucedido. “Juntamente com o Governo da Federação Russa, com os departamentos, faremos de tudo para melhorar o quadro legislativo que já tivemos para facilitar a implementação da lei adotada sobre orgânicos. Vamos usar o potencial do nosso país ”, disse Vladimir Kashin.

"A produção de produtos orgânicos é uma prioridade para a agricultura", disse Ivan Lebedev, vice-ministro da Agricultura da Federação Russa, recebendo os expositores. - Muito já foi feito, mas muitas outras questões ainda precisam ser resolvidas. Este e mais trabalhos legislativos, ea reorientação dos recursos da terra, a introdução de um sistema de reconhecimento de normas. Espero pelo trabalho produtivo. ”

“A Rússia está entrando ativamente nos mercados internacionais, enquanto os produtos orgânicos russos são pouco conhecidos no exterior. Portanto, é importante mostrar que na Rússia há matéria orgânica e, em segundo lugar, mostrar nossos próprios produtores orgânicos e o que podemos fazer ”, disse Oleg Mironenko, diretor executivo da National Organic Union. - No momento, os produtores orgânicos europeus conhecem mais nossas matérias-primas. E na maioria das vezes eles vêm até nós apenas para matérias-primas. E queremos aprender como enviar o produto final orgânico para o exterior. Em exposições no nível Biofach, você pode ver quais produtos orgânicos estão em demanda no mercado, o que podemos produzir, a demanda do consumidor, graças à qual as lojas européias podem demonstrar interesse em produtos orgânicos russos. ”

Este ano, sublinhou Oleg Mironenko, a Rússia participa pela segunda vez na exposição Biofach. “No ano passado, a participação da Rússia na Biofach ocorreu em um momento em que a lei russa sobre matéria orgânica ainda não foi adotada, e então falamos sobre a importância da certificação da matéria orgânica russa pelos padrões estrangeiros. E agora já estamos falando sobre a lei da matéria orgânica na Rússia, e a produção orgânica recebeu status legal e, pela primeira vez, estamos entrando no mercado com produtos orgânicos oficiais legalizados ”, observou Oleg Mironenko. - Também é importante que a lei entre em vigor em 1º de janeiro de 2020. E no nosso stand, vamos dizer aos representantes de empresas estrangeiras, colegas de outros países como o mercado russo vai mudar, inclusive em termos do fornecimento de produtos orgânicos russos no exterior, e produtos orgânicos estrangeiros para nós. Representantes da delegação do governo poderão ver em nosso estande o que é produzido a partir de matéria orgânica na Rússia. Isso também é valioso no período que antecede a entrada em vigor da lei sobre matéria orgânica na Rússia - para entender quais ações precisam ser tomadas para que a lei funcione ”.

Então Aleksey Gordeev conheceu os produtos de produtores orgânicos russos, apresentados no estande russo da exposição. Em particular, Stefan Dürr, presidente do EkoNiva Group of Companies, membro da National Organic Union, falou sobre os planos para o desenvolvimento de suas indústrias orgânicas: Kaluga, Perm, Tyumen, Ryazan e outras cidades já estão cobertas, e a partir deste ano a produção é certificada em Orenburg, Voronezh a produção também está planejada para ser transferida para orgânicos. Este grão, carne bovina, Anatoly Nakoryakov, diretor da empresa Savinskaya Niva, falou sobre o desenvolvimento da produção de processamento de carne (a Savinskaya Niva faz parte do grupo de empresas EkoNiva).

No estande foi apresentado e a marca de vodka orgânica russa "Clean Dew", que é produzida em Mordovia. Devido ao fato de que os produtos são orgânicos, o aumento de preço é de cerca de 50%.

A empresa Arivera apresentou à delegação russa o primeiro certificado biológico da Rússia para o mel. “Temos cerca de 120 colmeias na empresa. Esta não é uma indústria fácil em matéria orgânica Para obter um certificado, você precisa fazer muita análise do produto. Além disso, nós mesmos plantamos plantas de mel, elas também devem ser orgânicas ”, disse Ilya Kaletkin, diretora da Arivera, membro da União Orgânica Nacional.

Representantes da Sava Company trataram Alexey Gordeyev com seu produto mais incomum - o leite de cedro. A empresa está no mercado há 19 anos, processa matérias-primas de crescimento selvagem e bagas de jardim. A produção está localizada principalmente no Território de Altai. A empresa observa uma grande demanda por seus produtos do lado da exportação - incluindo a China e a Mongólia, com a Mongólia enviando produtos da Sava para o Japão. Representantes da Sava expressaram sua preocupação, incluindo a falta de controle sobre a exportação de plantas silvestres russas, incluindo pinhões, para a China. Alexey Gordeyev manifestou a sua disponibilidade para apoiar os produtores russos de produtos silvestres orgânicos na questão da possível introdução de direitos em relação às compras estrangeiras de plantas silvestres russas para proteger o mercado interno.

Representantes da empresa NaturMir mostraram a produção de Alexey Gordeev - novos fertilizantes granulados bio-orgânicos. A empresa entrou no mercado em 2016, enquanto fornece seus produtos principalmente para clientes particulares, mas gostaria de entrar em um grande mercado.

Tatiana Volkova, CEO da Organic-Expert, membro da National Organic Union, a única certificadora no mercado russo, também representada no estande russo, disse a Alexey Gordeyev sobre as dificuldades no desenvolvimento do setor de certificação orgânica: “Temos poucos especialistas, precisamos de mais. Nós nos esforçamos para ter nossos certificados reconhecidos pela comunidade internacional. Mas enquanto estamos no estágio inicial, no caminho da cooperação. O interesse é muito grande, os fabricantes nos escrevem desde a Crimeia até a Yakutia, mas até agora não temos capacidade física para satisfazer todas as aplicações. ”

A BioFach-2019 também inclui a empresa Natura Siberika, que reúne ervas silvestres em Kamchatka e Kuriles para sua produção. Alexander Stukalin, diretor da Natura Siberika, falou sobre os meandros da certificação de tal produção: uma viagem do auditor custa até 5-6 mil euros, e o auditor vem várias vezes ao ano para cada objeto.

“Esperamos dos resultados da exposição BioFach, em primeiro lugar, um melhor entendimento da comunidade internacional sobre o que são os orgânicos russos e como a legislação russa no campo dos orgânicos vai mudar. Isso ajudará mais tarde mais fácil para passar para o estágio de reconhecimento mútuo dos padrões - disse Oleg Mironenko. “Em segundo lugar, também esperamos atrair mais atenção para o mercado de orgânicos da Rússia e a entrada de empresas estrangeiras neste mercado, tanto em termos de investimento quanto em termos de contratos de longo prazo para a compra de produtos orgânicos russos.”

REFERÊNCIA: A BioFach é realizada desde 1990 em Nuremberg e destina-se a representantes da comunidade de especialistas. O espectro da indústria abrange áreas como saúde, indústria de processamento de alimentos (produtos alimentícios, ingredientes e bebidas), indústria têxtil (tecidos e têxteis-lar), proteção ambiental.

Fonte: Independent Krasnoyarsk em 14/02/2019


Leia Mais: