Muita gente deixa de produzir os próprios alimentos orgânicos porque acreditam que essa seja uma tarefa difícil. Entretanto, o Casa & Agro, do Tecno Notícias, tem uma missão hoje (9). A ideia é mostrar a você como você pode utilizar um pequeno espaço em casa para estimular a saúde da sua alimentação.
Ter em casa um meio de cultivar alguns alimentos orgânicos é um grande diferencial. Afinal, a maioria das opções disponíveis para a compra, são produtos cheios de agrotóxicos e químicas. Mas, se você produz-los em casa, terá a chance de desfrutar de uma alimentação mais pura e saudável.
Embora um dos grandes desafios para a produção de alimentos orgânicos pareça ser o espaço disponível, a verdade é que isso pode ser feito utilizando pequenos ambientes. Assim, desde quintais até apartamentos, qualquer lugar pode abrigar um celeiro de saúde.
Como produzir alimentos orgânicos
Primeiramente, é preciso escolher o local ideal para o cultivo. Então, o ideal é escolher um cantinho com uma boa incidência solar. Além disso, o espaço ideal deve estar minimamente protegido de agentes externos como ventos, chuvas ou acesso de animais domésticos.
Se o espaço em questão for considerado pequeno, é possível lançar mão de algumas estratégias. Entre elas, dá para utilizar paredes, sacadas e parapeitos, por exemplo, como suportes para um pequeno viveiro ou estruturas verticais.
Saiba mais: Dicas caseiras: Como fazer bebedouro para pássaros e beija-flores em casa
A produção de alimentos orgânicos também requer um bom preparo da terra que será utilizada. Isso significa dizer que o solo precisa ser rico em propriedades e nutrientes próprios para o desenvolvimento das plantas. Além disso, faz parte do pacote o equilíbrio do pH e a boa textura da terra.
Escolha bem as espécies
Escolher as espécies ideais também é um passo importante no cultivo de plantas orgânicas. Para isso, há espécies consideradas mais resistentes que podem ser a melhor opção para a primeira experiência. Como exemplo desses alimentos tem-se: a cenoura, o pepino, o tomate e o alface, entre outros. Alimentos como estes resistem melhor às adaptações.
Durante o processo de cultivo, manter uma rotina de cuidados com as plantas também estimula a produção sadia. Essa prática consiste em adubar a terra com regularidade, além de regar devidamente.
Fonte: Tecnonoticias por Élia Meireles em 09-10-2021
Leia Mais: