logomarca

A UE quer que 1/4 das terras agrícolas sejam usadas para agricultura


orgânica até 2030

 

O plano de ação para o desenvolvimento da produção orgânica publicado pela Comissão Europeia mostra que seu objetivo geral é aumentar a produção e o consumo de produtos orgânicos e obter 25% da agricultura orgânica até 2030. terras agrícolas.


“A produção orgânica traz uma série de benefícios importantes: campos cultivados organicamente têm cerca de 30% mais biodiversidade, animais cultivados organicamente desfrutam de melhor bem-estar e tomam menos antibióticos, agricultores orgânicos têm renda mais alta e suas fazendas são mais resistentes, enquanto os consumidores sabem exatamente o que recebem do logotipo da produção orgânica da UE "- argumenta a Comissão Europeia na declaração publicada.

Aumento do consumo de produtos orgânicos


Actualmente, existem diferenças significativas entre os Estados-Membros no que diz respeito à percentagem de terras agrícolas em agricultura biológica: varia entre 0,5%. para mais de 25 por cento A média para toda a UE é de 8,5%. Se as tendências atuais continuarem, será de 15-18% até 2030.

 

A CE quer acelerar este processo, em primeiro lugar, aumentando o consumo de produtos ecológicos. O "efeito de atração" por parte do lado da demanda, conseqüentemente, levará a uma mudança para a produção verde. Prevê-se que as campanhas de informação sobre a produção biológica, a promoção do consumo de produtos biológicos, o incentivo à utilização alargada de produtos biológicos nas cantinas através dos contratos públicos e o aumento da distribuição de produtos biológicos ao abrigo do regime escolar da UE aumentem a procura.

 

Apoio à agricultura orgânica


A política comum da UE continua a ser um incentivo imediato para alterar o perfil de produção. Atualmente, cerca de 1,8% do CAP é destinado à agricultura orgânica. fundos (7,5 mil milhões de euros). A futura PAC incluirá eco-programas que, dependendo do resultado das negociações da PAC, terão um orçamento entre 38 e 58 bilhões de euros em 2023-2027.

 

“Por meio de práticas sustentáveis ??e do uso de recursos, o setor orgânico desempenha um papel central no alcance dos objetivos do Acordo Verde. Para cumprir a meta de 25% para a agricultura orgânica, precisamos garantir que a demanda impulsione o crescimento do setor, ao mesmo tempo em que em conta as grandes diferenças entre os setores orgânicos e O Plano de Ação da Agricultura Orgânica fornece ferramentas e ideias para apoiar o crescimento sustentável do setor, que será apoiado pela Política Agrícola Comum, pesquisa e inovação, e por trabalhar em estreita colaboração com os principais atores da UE, nacional e a nível local. "- disse o Comissário da UE para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, na quinta-feira.

 

 

Fonte:Sadyogrody.pl em 25 de março de 2021

Leia Mais: