Atualmente, o governo do distrito de Nganjuk desenvolveu arroz saudável no distrito de Tanjunganom, chalotas saudáveis ??no distrito de Sukomoro e hortaliças saudáveis ??no distrito de Bagor. Em relação ao programa saudável de Nganjuk, haverá financiamento da APBN especificamente para o arroz saudável com uma área de cerca de 460 hectares.
"Nós, governos locais, estamos tentando incentivar os agricultores a produzir produtos agrícolas com qualidade orgânica", disse o vice-regente de Nganjuk, Marhaen Djumadi a Bhirawa.
Marhaen revelou, por que o arroz orgânico é mais caro do que o arroz comum, o cultivo de arroz orgânico realmente requer custos caros porque além de ter que mudar os hábitos dos agricultores no tratamento do uso de fertilizantes de pesticidas.
Além disso, também requer terra extensiva que não esteja contaminada com pesticidas químicos e também se familiariza com o padrão de cultivo simultâneo, a fim de quebrar o ciclo de vida de pragas e doenças de plantas.
Considerando que, para hortas orgânicas, ainda é possível ter baixos custos, mesmo que eles não tenham terras extensas, isto é, usando um sistema de rede doméstica.
A vantagem de usar essa rede é que o uso de pesticidas químicos pode ser minimizado ou mesmo eliminado, a temperatura dentro da rede pode ser mantida em constante condição, evitando chuvas fortes para que não muita água e ventos fortes possam danificar as folhas vegetais.
"99% das mudas de hortaliças são bem sucedidas sem restrições, isso significa que o uso de fertilizantes na colheita não é muito porque as plantas são absorvidas de forma ideal para que os custos possam ser reduzidos", explicou Marhaen Djumadi, após testemunhar plantas vegetais hidropônicas em Ngumpul Village, Bagor District.
Para este produto agrícola orgânico, o Governo de Regência Nganjuk também incentivará o Serviço de Agricultura a treinar os agricultores através de agentes de extensão de campo (PPL) para o uso de fertilizantes orgânicos à base de bactérias. Além disso, o fertilizante é projetado versátil, além de adubar plantas, bem como adubar o solo também pode suprimir o crescimento de bactérias e fungos.
Marhaen Djumadi chegou a fornecer uma estimativa econômica do custo de produção de terra para vegetais orgânicos. As casas de rede que medem 3,5 mx 10 m, usando estruturas de bambu e telhados de fibra, exigem um custo de cerca de 3,5 milhões a 4 milhões de rupias.
O rendimento se plantado com espinafre pode atingir mais de 1.000 cachos, assumindo que o preço usual de espinafre no mercado é de R $ 1.000 a Rp.1.200 por pacote, de modo que a renda, uma vez colhida, seja de 20 dias, então mais do que Rp. 1 milhão. o preço do espinafre comum no mercado tradicional é de Rp 1500 a Rp 1800 por pacote, enquanto o orgânico varia de Rp. 2000 a Rp 2200.
"Apesar de não usar fertilizantes e pesticidas químicos, todos os produtos vegetais plantados pelos agricultores são muito bons e satisfatórios", disse Marhaen Djumadi. . (ris)
http://harianbhirawa.com/pemkab-nganjuk-dorong-petani-produksi-tanaman-organik/
Autor de Helmi Supriyatno Publicado em16/06/2019
Nganjuk, Bhirawa
Leia Mais: