logomarca

Cientistas dos EUA trabalham em milho orgânico

“Vamos identificar novos genes que podem ser usados na produção orgânica para melhorar a eficiência”


Cientistas da Iowa State University (ISU), dos Estados Unidos, estão liderando um esforço para melhorar a eficiência e a genética na produção de milho orgânico, um setor de crescimento rápido do mundo agrícola desde o início de 2020. Thomas Lübberstedt, professor de agronomia da ISU, lidera uma equipe de pesquisa com o objetivo de desenvolver novas linhas de milho que aproveitem os avanços recentes na genética de culturas que também podem ser cultivadas de acordo com os padrões orgânicos.


A equipe de pesquisa recebeu recentemente uma doação de US $ 1,4 milhão do Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para aplicar ferramentas genéticas ao desenvolvimento de milho doce orgânico e variedades de milho para usos especiais, como pipoca e tortilhas. “Vamos identificar novos genes que podem ser usados na produção orgânica para melhorar a eficiência”, disse Lübberstedt. “Usando tecnologias modernas de marcadores de DNA, acreditamos que podemos desenvolver de maneira mais eficiente milho doce orgânico e variedades especiais de milho”, completou.

 

Lübberstedt disse que os pesquisadores vão se basear em trabalhos anteriores para identificar genes que controlam características valorizadas por produtores orgânicos, como tolerância a pragas e qualidade do kernel. “Neste novo projeto, dizemos que existem alguns genes que já são conhecidos no milho que agregariam valor para gerar rapidamente novas variedades de milho doce ou de milho especial se você pudesse manuseá-los de forma eficiente usando as ferramentas e métodos permitidos na produção orgânica contexto”, disse ele.

 

 

Fonte:Agrolink por :Leonardo Gottems 06/10/2021

Leia Mais: