logomarca

Produtos microbiológicos de base biológica melhoram a fertilidade do solo e a qualidade da colheita


O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural em 2020 - em reconhecimento às realizações notáveis ??na implementação de resultados de pesquisas científicas na prática agrícola, trazendo efeitos econômicos e sociais tangíveis - concedeu a distinção pelo desenvolvimento e comercialização de bioprodutos microbiológicos para a produção de frutas e vegetais com valores pró-saúde e para melhorar a fertilidade do solo.


Na produção intensiva de horticultura, para a obtenção de altos rendimentos, costuma-se utilizar alta fertilização mineral e aplicação de fitofarmacêuticos, o que reduz o potencial biológico e a qualidade do solo e causa sua erosão. Um grande problema é a degradação e acidificação do solo, o que pode limitar a produção de plantas. Em tais solos, a disponibilidade de nutrientes para as plantas é reduzida.

 

A solução para os problemas acima mencionados é a implementação de bioprodutos naturais inovadores enriquecidos microbiologicamente, como biofertilizantes e corretivos de solo, desenvolvidos no Instituto de Horticultura - Instituto Nacional de Pesquisa em Skierniewice. Uma equipe de funcionários IO-PIB, que inclui: dr hab. Lidia Sas-Paszt, prof. IO, Pawel Trzcinski, M.Sc., Anna Lisek, M.Sc., Edyta Derkowska, M.Sc., Beata Sumorok, M.Sc., Slawomir Gluszek, M.Sc., Mateusz Frac, M.Sc. Essas biopreparações são utilizadas principalmente em solos com alta intensidade de cultivo, onde é impossível realizar a rotação comumente recomendada, bem como em solos preparados para novos plantios.

 

Os produtos microbiológicos de base biológica destinam-se a várias culturas, dependendo das necessidades e dos problemas das explorações hortícolas. As biopreparações desenvolvidas são uma resposta aos problemas enfrentados pelos produtores de plantas hortícolas que cultivam plantas através de métodos orgânicos e integrados. O uso de biopreparações microbiológicas inovadoras irá garantir altos rendimentos com economia significativa nos gastos financeiros, aumentar a qualidade das safras, valores pró-saúde e aumentar o conteúdo de matéria orgânica no solo.

 

O desenvolvimento de novas biopreparações microbiológicas contribuirá para o desenvolvimento de empresas de produção hortícola na Polônia. As biopreparações recentemente desenvolvidas já estão à venda e estão sendo implementadas na prática de jardinagem na Polônia e na Grã-Bretanha.

 

Fonte: Sadyogrody em 15-03-2021 (polonia)

Leia Mais: