logomarca

“Vamos expandir o cultivo orgânico de batata-doce em Portugal”

ilpf



A East4Fresh não só plantou mais batata-doce convencional em Portugal. Esta empresa holandesa também aumentou significativamente seu cultivo orgânico de batata-doce naquele país. “Começamos com cinco hectares. Mas queremos passar para 25 hectares de batata-doce orgânica no próximo ano. Depois, teremos até 600 mil kg disponíveis”, diz Helien Verhagen.

 

“A primeira safra orgânica foi bem-sucedida. Os rendimentos orgânicos são ligeiramente inferiores aos do cultivo orgânico. E você tem um pouco mais de problemas com os insetos. Mas, para o primeiro ano, temos um bom produto à nossa disposição. Embora os volumes ainda sejam limitada. Cultivamos a variedade de polpa laranja Bellevue organicamente. Essa variedade tem uma cor lindamente brilhante. É mais macia também, por isso é mais fácil de processar. Nossos clientes varejistas nos dizem que essas batatas-doces vendem melhor do que as outras variedades no mercado. "

 

As vendas de batata-doce estão indo bem. Em Portugal, os rendimentos médios por hectare são um pouco mais baixos. Esse país, como todo o sul da Europa, teve uma primavera pobre. “Os espanhóis estão quase fora do mercado e ainda há alguns produtos egípcios. Mas, depois que isso acaba, o mercado geralmente continua crescendo”, diz Helien.

A East4Fresh voltou a plantar cerca de 160 hectares de batata-doce em Portugal este ano. Estes são cultivados numa área perto do Algarve. Por causa de sua denominação de origem protegida, o rótulo IGP distingue esses vegetais. A empresa também adquire batata-doce da África do Sul.

O principal mercado de vendas da East4Fresh são os países de língua alemã. Os varejistas holandeses complementam isso. "No ano passado, nossas vendas cresceram 25-30%. Esperamos continuar nessa linha este ano. Além disso, estamos nos concentrando totalmente no processamento adicional de batata-doce", continua Helien.

"Por exemplo, atualmente estamos desenvolvendo farinha feita de batata-doce. Batata-doce é rica em proteínas e, portanto, muito popular entre os coelhinhos de ginástica. Atualmente, estamos desenvolvendo embalagens para micro-ondas também. Isso é para batata-doce orgânica e convencional."

 

East4Fresh tem embalagens personalizadas, como EPS. Mas, ultimamente, tem havido uma demanda particular por embalagens de varejo de papelão de 750g sem plástico. Essas bandejas contêm de três a quatro batatas-doces de tamanho médio. “A redução de plástico é um tema importante para nossos clientes. A França baniu as embalagens de plástico para frutas e vegetais. Portanto, esperamos que essa embalagem sem plástico tenha um bom desempenho”, conclui Helien.

Para mais informações:
Helien Verhagen
East4Fresh
Tel: +31 (0) 683 244 661
Email: [email protected]
Site: www.east4fresh.nl

https://www.freshplaza.com/article/9375490/we-re-going-to-scale-up-portuguese-organic-sweet-potato-cultivation/


Leia Mais: