logomarca

Lodo de esgoto combate doença na bananeira

ilpf

"O nível de controle vai depender da quantidade aplicada"


Uma pesquisa desenvolvida pelo setor paulista de Meio Ambiente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) descobriu que a utilização de lodo de esgoto em bananeiras pode reduzir significativamente os efeitos da murcha de Fusarium. De acordo com os pesquisadores, essa é a principal doença que afeta a cultura no Brasil.

Nesse cenário, o prejuízo causado pela doença foi menos severo após a aplicação no solo do lodo de esgoto compostado. "A redução do índice de doença variou de 9% a 67% com a aplicação de lodo de esgoto nas concentrações de 1% a 5% em relação ao grupo controle. Assim, o nível de controle vai depender da quantidade aplicada", revela o pesquisador da Embrapa Wagner Bettiol frisando que essa prática também aumentou o crescimento das plantas.

Desta forma, a incorporação de resíduos orgânicos consegue aumentar as atividades microbianas do solo, fazendo com que este se torne inóspito para os patógenos, isso também altera suas características químicas e físicas, fornecendo macro e micronutrientes às plantas. "A eficiência no controle de doenças depende das características do resíduo, quantidade aplicada, características do solo, época de incorporação e do patossistema”, pondera o cientista.

“O uso de resíduos orgânicos abre uma avenida de opções no manejo de doenças causadas por patógenos do solo. Existe a possibilidade de enriquecer esse composto com microrganismos sabidamente antagonistas ao Fusarium, como o fungo Trichoderma, principal agente de biocontrole de doenças de plantas”, informa o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Miguel Dita.

Fonte:Agrolink por Leonardo Gottems em 03/07/2019

Leia Mais: