No entanto, as matérias-primas são uma grande preocupação para os europeus, o que cria alguns problemas para os processadores domésticos, relata o FOCUS .
“Temos muitas matérias-primas contratadas da Polônia, Suíça e Alemanha. É mais barato para eles ”, diz Evgeniy Stotny, chefe do departamento de exportação do PCC Skvorsky, onde são produzidos cereais orgânicos. - Competimos com compradores estrangeiros à custa do preço. Se o grão atender a todos os parâmetros "orgânicos", estamos prontos para dar 20 a 30% a mais de valor de mercado ".
Sua empresa vende cerca de 100 toneladas de flocos de aveia orgânica por mês e planeja liberar todas as 200 toneladas até o final do ano.Qatar e Arábia Saudita estão prontos para comprar esses produtos.
No entanto, os participantes do mercado dizem que o preço de exportação de produtos orgânicos nem sempre atende às suas expectativas. Por exemplo, o mel orgânico é mais lucrativo para vender na Ucrânia.
Além disso, alguns produtores orgânicos consideram necessário criar um mercado interno de produtos. Isso fará a transição de produtos sem nome para marcas conhecidas.
A propósito, apenas 1% da terra arável foi alocado para a agricultura orgânica na Ucrânia. Na UE, esse número chega a 10%. No entanto, o Ministério da Política Agrária estima que nos próximos anos a parcela dessas terras aumentará para 2% e atingirá 500 mil hectares.
Agora, até 300 mil hectares de terras aráveis ??são certificados para produção orgânica. Outros 100 mil hectares estão em transição.
https://agroday.com.ua/2018/05/17/za-organichne-zerno-yevropejtsi-gotovi-doplachuvaty-20-30/
Leia Mais: