logomarca

Deputados luxemburgueses querem 100% de agricultura biológica até 2050

ilpf

Um grupo de deputados do Luxemburgo apresentou uma proposta exigindo que todas as actividades agrícolas sejam 100% orgânicas.

A moção foi apresentada por François Benoy (dégradé), Tess Burton (LSAP), Claude Haagen (LSAP), Gusty Graas (DP) e Gilles Baum (DP).

A moção responde à promessa do atual governo de que até 2025 pelo menos 20% da área agrícola terá que ser biologicamente trabalhada.

Os deputados parecem mais a longo prazo e salientam que o Luxemburgo tem sido muito lento nos últimos anos na aplicação de práticas agrícolas biológicas. Em 2018, apenas 4,4% de todas as terras agrícolas foram usadas para produção orgânica.

Barreiras

Os membros reconhecem que existem várias barreiras que dificultam a mudança e pedem ao governo que analise essas barreiras para que um novo plano de ação possa ser estabelecido. A moção afirma, por exemplo, que os agricultores podem ser motivados com subsídios para mudar. Além disso, mais investimentos são necessários para a pesquisa em agricultura orgânica, e as práticas orgânicas também devem se tornar parte do treinamento dado às pessoas dentro do setor.

Finalmente, membros do parlamento chamam cantinas e fornecedores que trabalham no setor público para usar uma quantidade mínima obrigatória de produtos orgânicos.

30 anos

O movimento biológico começou há 30 anos em Luxemburgo, na Schanck-Haff, no norte do país. Em 2018, o Luxemburgo tinha 132 produtores orgânicos. Uma das empresas que recebeu recentemente certificação orgânica é a Funck-Bricher da Brasserie Nationale. Por sua cerveja orgânica, a empresa cultiva sua própria cevada maltada no norte do país e na Bélgica.

Fonte: Delano (Jess Bauldry) em 07-09-2019

Leia Mais: