logomarca

Certificação de produtores orgânicos na Ucrânia é feita por 17 Organizações estrangeiras

ilpf

Além da empresa Organic Standard, que está envolvida na certificação da produção orgânica, outros 17 órgãos de certificação estrangeiros trabalham na Ucrânia. Eles certificam os produtores nacionais, principalmente para a exportação de produtos. Um representante do projeto ucraniano-alemão “Organic Farming” (SOA) contou sobre isso em um jantar informativo na Câmara de Comércio e Indústria.

Com a introdução da nova lei sobre produtos orgânicos, que já é esperada em 2 de agosto, todos esses órgãos de certificação estrangeiros devem ser incluídos em uma lista separada, que será mantida pelo Serviço de Consumo do Estado. Ao mesmo tempo, observa o especialista, a introdução dessa lei é uma tarefa bastante difícil. “Precisamos adotar 12 atos normativos que detalhem as regras de trabalho no mercado, certificação e afins. Um deles foi adotado até agora, o restante está em processo de desenvolvimento ”, explica. Kaliberda também expressou a esperança de que a introdução da lei em ação não acarretaria problemas significativos para os operadores do mercado.

Entre os principais atos jurídicos, destacou três principais: a ordem da produção orgânica, o volume de negócios de produtos orgânicos e a ordem de certificação. Uma lista de substâncias permitidas na agricultura orgânica também será compilada. O cadastro de operadores domésticos, o cadastro de organismos de certificação e o registro de sementes orgânicas serão mantidos pelo Ministério da Política Agrária. Além disso, os produtos certificados pelas autoridades nacionais terão o seu próprio logótipo ucraniano.

Fonte:Blog Fermer em 2019

Leia Mais: