Além da empresa Organic Standard, que está envolvida na certificação da produção orgânica, outros 17 órgãos de certificação estrangeiros trabalham na Ucrânia. Eles certificam os produtores nacionais, principalmente para a exportação de produtos. Um representante do projeto ucraniano-alemão “Organic Farming” (SOA) contou sobre isso em um jantar informativo na Câmara de Comércio e Indústria.
Com a introdução da nova lei sobre produtos orgânicos, que já é esperada em 2 de agosto, todos esses órgãos de certificação estrangeiros devem ser incluídos em uma lista separada, que será mantida pelo Serviço de Consumo do Estado. Ao mesmo tempo, observa o especialista, a introdução dessa lei é uma tarefa bastante difícil. “Precisamos adotar 12 atos normativos que detalhem as regras de trabalho no mercado, certificação e afins. Um deles foi adotado até agora, o restante está em processo de desenvolvimento ”, explica. Kaliberda também expressou a esperança de que a introdução da lei em ação não acarretaria problemas significativos para os operadores do mercado.
Entre os principais atos jurídicos, destacou três principais: a ordem da produção orgânica, o volume de negócios de produtos orgânicos e a ordem de certificação. Uma lista de substâncias permitidas na agricultura orgânica também será compilada. O cadastro de operadores domésticos, o cadastro de organismos de certificação e o registro de sementes orgânicas serão mantidos pelo Ministério da Política Agrária. Além disso, os produtos certificados pelas autoridades nacionais terão o seu próprio logótipo ucraniano.
Fonte:Blog Fermer em 2019
Leia Mais: