logomarca

Califórnia Orgânica 2050: A Cruzada de Bob Cannard por um Estado Livre de Tóxicos

ilpf

“Eu não sou realmente um ativista. Sou agricultor e jardineiro que cultiva comida local para as pessoas locais”

- Bob Cannard, primavera de 2019 do condado de Sonoma

As culturas começam com sementes e também ideias. Para prosperar, ambos precisam de ambientes amigáveis ??e seres humanos que os nutrem. Bob Cannard vem plantando sementes e colhendo colheitas nas últimas quatro décadas. Então, não deveria ser surpresa que ele tenha plantado a semente de uma idéia que transformaria a agricultura e a agricultura na Califórnia, onde é uma indústria de muitos bilhões de dólares por ano, dependente de produtos químicos tóxicos.

Cannard quer que a Califórnia proíba todos os pesticidas e herbicidas químicos até 2050. Com a ajuda de Karen Lee e Nellie Praetzel, acaba de lançar uma organização e um movimento para libertar todo o estado de produtos como o Roundup, que tem demonstrado causar câncer em seres humanos.

Na última década, mais de um milhão de libras de produtos químicos foram usados ??no condado de Sonoma. Durante o mesmo período, cerca de 86 milhões de libras de produtos químicos foram usados ??na Califórnia. Todo o estado foi envenenado, para não falar da nação e do próprio globo.

Robert Henry (Bob) Cannard, o homem por trás do movimento por um estado livre de tóxicos, é eminentemente adequado para servir como líder. Por décadas, ele ensinou a milhares de estudantes da Santa Rosa Junior College como cultivar frutas e legumes orgânicos, não prejudicar a terra e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro. Ele também produz legumes para o restaurante emblemática Alice Waters Berkeley, Chez Panisse, desde que abriu, e, na Fazenda Green String, nos limites de Petaluma, dirigiu um programa para estagiários de todo o país que aprenderam seus princípios agrícolas e espalhados pelo país.

Foodies para toda a loja da Califórnia na fazenda Green String representam azeite, pão e conservas, bem como repolhos, batatas, rabanetes e maçãs cultivadas no solo livre de pesticidas tóxicos e herbicidas.

Agora, aos 66 anos, Cannard poderia pensar em se retirar para uma cadeira de balanço onde pudesse ver as ervas crescerem em seu próprio quintal. Ninguém iria culpá-lo se ele fizesse isso, e certamente não seu filho, Ross, que está começando a assumir mais responsabilidades agrícolas e aliviar algumas das pressões sobre seu pai. Bob Cannard poderia relaxar e não cultivar outra batata, tomate, uva ou azeitona.

Mas aos 66 anos, ele está pronto para assumir as corporações gigantes que fabricam produtos químicos mortais, como o glifosato, embora ele também explique: “Eu não sou realmente um ativista. Sou fazendeiro e jardineiro que cultiva alimentos locais para as pessoas locais. ”Não, ele não é um ativista em chamas, mas é um cidadão engajado e enraivecido, e está preparado para montar uma campanha para tornar a Califórnia o primeiro estado orgânico em os EUA "Você está certo, eu estou com raiva", diz ele. "Estou chateado." Você pode ouvir a raiva em sua voz.

Há cidadãos que compartilham os valores e crenças de Cannard em toda Sonoma, incluindo os membros do Preserve Rural Sonoma County (PRSC). Padi Selwyn, da PRSC, aponta que toneladas de Roundup são usadas a cada ano no condado de Sonoma. Soma-se a aproximadamente 1/3 de um copo para cada homem, mulher e criança! Selwyn diz que “a pesquisa ligou este veneno a uma série de cânceres, linfoma não-Hodgkin, Parkinson, distúrbios reprodutivos e muito mais, sem mencionar a degradação da saúde do solo, danos ao habitat de polinizadores e problemas de saúde da vida selvagem”.

Selwyn pergunta: "O condado de Sonoma realmente quer permitir o uso continuado desse pesticida devastador?"

Bob Cannard chega ao mundo da política a partir do próprio chão sob seus pés. Não surpreendentemente, suas perguntas e suas reflexões são realistas e têm uma franqueza desarmante sobre eles.

"Eu não entendo por que alguém iria querer jogar beisebol em um campo pulverizado com produtos químicos tóxicos", diz ele. “Eu também não entendo por que alguém iria querer sentar-se debaixo de um carvalho no campus da faculdade que foi pulverizado com produtos químicos para matar fungos. E por que alguém iria querer comprar e comer vegetais cultivados em solos que foram envenenados por produtos como o Roundup? ”

Cannard prevê uma campanha de proporções épicas que serão travadas do Oregon até a fronteira com o México e do Oceano Pacífico até as Sierras. É uma batalha entre David de um lado e Golias do outro. No cenário de Cannard, as pessoas do Estado da Califórnia interpretam David e empresas como Bayer e Monsanto jogam Golias.

Para levar o movimento adiante, Cannard escreveu uma medida que direciona “o governador eleito de nossos funcionários estaduais e subservientes a desenvolver protocolos que resultem em todas as atividades agrícolas comerciais e domésticas em conformidade com os parâmetros estabelecidos no Programa Orgânico Nacional como executadas pelo USDA até o ano de 2050 em um cronograma anual progressivo ”.

Cannard foi solicitado a tomar medidas agora em parte devido ao crescente corpo de evidências científicas que mostraram que há uma ligação dramática entre o uso de produtos como o glifosato e as taxas de câncer entre os seres humanos. Um júri em São Francisco concedeu recentemente a Edwin Hardeman, residente no condado de Sonoma, US$ 80.000.000 após um julgamento em que as evidências mostraram que o Roundup da Monsanto era uma provável causa de seu linfoma não-Hodgkin.

Milhares de outros cidadãos americanos com câncer entraram com ações contra a Monsanto, que foi recentemente comprada pela Bayer, uma multinacional alemã e uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Em 2018, a receita da Bayer foi de US $ 40 bilhões. Não admira que a empresa tenha insistido, mesmo após o veredicto no caso Hardeman, que o Roundup não tem impactos nocivos sobre os seres humanos.

"Empresas como a Bayer devem querer nos envenenar", diz Cannard. “Eles não vão mudar a menos que sejam forçados a mudar. Felizmente, ainda temos liberdade para falar e agir publicamente. A fala é melhor que o silêncio ”.

Cannard tem as mesmas crenças centrais de Rachel Carson, que disse a um amigo não muito antes de escrever Silent Spring : "Sabendo o que faço, não haveria paz futura para mim se eu ficasse em silêncio".

Cannard gostaria que o Estado Dourado se afastasse de produtos como o glifosato bem antes de 2050. Ele gostaria que todo o uso de glifosato parasse antes que causasse mais danos do que já causou. Mas ele sabe que a democracia popular move-se lentamente, assim como o governo grande. Ele não espera que a mudança ocorra em breve. De fato, ele sabe que levará tempo, energia e força de vontade humana para coletar as 600.000 assinaturas que serão necessárias para colocar a medida “Califórnia Orgânica 2050” na votação em 2020.

Na primavera de 2019, Cannard tentou lançar uma petição em Sonoma County que teria colocado na votação uma medida que proibia o glifosato localmente. Bruce D. Goldstein, conselho do condado, disse a ele em uma carta datada de 30 de maio, que o que ele pretendia fazer ia contra as leis estaduais e federais. Se aceitasse a petição de Cannard, Goldstein explicou: "Eu teria que violar meu juramento para defender as constituições dos Estados Unidos e do estado da Califórnia".

Cannard considerou a opção de levar o condado a tribunal e decidiu contra ele porque teria significado o gasto de tempo e dinheiro. Em vez disso, ele aumentou a aposta política. Do palco de Sonoma, ele pulou para o palco da Califórnia.

Ele suspeita que, mesmo que sua medida em todo o estado vença no dia da eleição, a agricultura corporativa lutará com unhas e dentes. Afinal, a indústria petroquímica criticou Rachel Carson depois que a Silent Spring lançou a tampa do DDT, que matou pássaros e vida selvagem.

Uma espécie de revolucionário evolucionista, Cannard adota a visão de longo prazo, quer olhe para frente ou para trás. De fato, ele sabe que antes da chegada das uvas e dos vinhedos, e antes da chegada das maçãs e framboesas, o condado de Sonoma era coberto de florestas de pau-brasil e habitado por todos os tipos de animais selvagens, incluindo montanhas e ursos, hoje extintos.

Se as práticas agrícolas atuais continuarem, e se os humanos não fizerem nada para impedir as mudanças climáticas, Cannard prevê uma época em que Sonoma County será um deserto. Alarmista? Possivelmente. Mas estes são tempos alarmantes. Cannard sabe que as terras verdes e férteis no que hoje é o Iraque foram transformadas em areia porque os seres humanos não eram responsáveis ??pela terra e pela água.

Anos atrás, Cannard lançou uma medida de votação em Sonoma County para exigir a rotulagem de alimentos com OGms. “Não consegui, mas levantei a questão e aumentei a conscientização. O estado de Oregon adotou a rotulagem de OGMs. ”

Agora, ele está otimista sobre a "Califórnia Orgânica 2050". "Vamos ter petições em todos os lugares", diz ele. “Nós também estaremos nas redes sociais. Eu tenho milhares de seguidores em potencial no estado, muitos deles estudantes que participaram de minhas aulas ou que trabalharam como estagiários na Green String Farm. Estou ficando mais velho a cada dia e estou quase terminando, mas não completamente, ainda não. Pode vir."

Preserve Rural Sonoma County vai sediar um evento intitulado "Pesticidas no Paraíso? Vencer a batalha por uma comunidade mais segura e saudável. ”O evento está marcado para segunda-feira, 5 de agosto de 201, das 18h30 às 20h30, no Sebastopol Grange. Os palestrantes convidados incluem Mitchel Cohen e Robin T. Falk Esser, cujos escritos estão em destaque no novo livro, A Luta Contra o Roundup da Monsanto: A Política dos Pesticidas.

Os ingressos (US $ 12) estão disponíveis no Dailyacts.org . Para mais informações, ligue para Padi Selwyn, 707-569-6876.

Fonte:Counter Punch(org ) em 21-06-2019 por Jonah Raskin <https://www.counterpunch.org/2019/06/21/organic-california-2050-bob-cannards-crusade-for-a-toxic-free-state/>

Leia Mais: