logomarca

A agricultura reduz a luta contra o arroz «cucat» em 27%

Em 2009 instalou 650.000 varas com difusores contra esta praga, em comparação com 490.000 este ano

 

"Chilo suppressalis caminhada", também conhecida como broca ou "cucat ' Arroz em Valência, ataques de arroz cana, para produzir a morte da planta afetada. Valência é actualmente o único que utiliza o controlo biológico de insectos este, com base na confusão sexual com feromonas específicas e a redução da utilização de insecticidas nos arrozais de Valência.

 

 

Mas os dispositivos para acabar com esse inseto nas culturas valencianas foram reduzidos nos últimos anos. Especificamente, desde 2009 o número de hastes com difusores de feromonas passou de 650.000 para 490.000, um decréscimo de 27 por cento também afeta o número de hectares em que o trabalho caiu sete por cento. Um total de 16.132 hectares de campos de arroz foram protegidos dias atrás, comparado a 15.000 hectares hoje.

 

Estas culturas encontram-se nas proximidades do Parque Natural da Albufera e nos pântanos de Pego-Oliva e La Llosa e Xilxes.

 

 

O objetivo dos difusores é evitar que o inseto atinja a cana-de-arroz, pois pode levar à morte da planta afetada e, consequentemente, uma redução significativa na produção.

 

 

Do Departamento de Agricultura explicaram que o método de controle biológico oferece grandes vantagens porque age especificamente sobre esta praga e não afeta a qualquer momento ou a outros insetos benéficos ou animais superiores, além de não deixar nenhum resíduo.

 

 

Esta técnica de anti "cucat" permite através de colocação de hastes de madeira com difusores feromona sintética do insecto fêmea, saturando a atmosfera circundante da cultura.

 

Para operação adequada, as hastes são colocadas cobrindo toda a superfície do arroz e com uma estrutura de 18x18 metros (31 difusores por hectare). Desta forma, os machos desta espécie não conseguem detectar as pequenas quantidades de feromônios naturais emitidos pelas fêmeas existentes, o que dificulta o acasalamento e ocorre confusão sexual.

 

 

Em suma, o objetivo desses tratamentos é reduzir o nível da população desse inseto, de modo que afete, o mínimo possível, essa cultura de grande importância na Comunidade Valenciana.

 

 

A partir da Conselleria observou que esta metodologia tem a aceitação dos agricultores e também é de alto interesse ecológico para o espaço em que estão localizados os campos de arroz.

 

 

Uma praga do sudeste da Ásia

 

 

A origem do arroz "cucat" é encontrada no sudeste da Ásia, do Japão e da parte oriental da China, e de lá se espalhou para outras áreas, chegando à Europa. Na Espanha, foi detectado em 1933 na Albufera de Valência e no início do século também poderia ter aparecido no Delta del Ebro, mas não há nenhuma referência escrita antes da de Valência. Atualmente esta broca tem caráter de peste nas províncias de Huesca, Gerona, Tarragona e Valência.

 


Fonte:Larazon.es em 30-06-2019 por Ana G. Andrés

Etiquetas

Leia Mais: