logomarca

Colômbia resgata algodão ancestral



Primeira produção colhida é totalmente orgânica


A Colômbia anunciou que está resgatando a cultura ancestral do cultivo de algodão nativo. Foram colhidos os primeiros 1.230 quilos de algodão em rama cru e orgânico, totalmente produzido sem produtos químicos. A iniciativa da Fundação Prosierra e do projeto +Algodão Colômbia quer impulsionar a produção de algodão orgânico no país.

A área foi plantada na estação experimental de Serra Nevada de Santa Marta, tradicional região cafeeira, e uma das montanhas costeiras mais altas do mundo. Foram cultivadas 7 mil plantas, em 1 hectare e a colheita se deu entre os meses de fevereiro e março deste ano. Foram colhidos 600 quilos de sementes.

Este é o primeiro pacote comercial de algodão nativo não transgênico na Colômbia. A variedade usada é a Gossypium Barbadian, com mais de 1.500 anos de cultivo por comunidades indígenas da região e que que produz fibras com comprimento extra-longo.A espécie produz flores amarelas e sementes pretas. Cresce como um pequeno arbusto. Para o seu crescimento requer muito sol, elevada umidade e pluviosidade e ainda tem resistência a insetos e fungos. Os primeiros sinais da domesticação desta espécie de algodão vêm da costa do Equador e do Peru onde foram encontrados capulhos que datavam de 4200 a.C.

Ela foi 'resgatada' para esse plantio de algumas plantas identificadas em uma área da Serra Nevada de Santa Marta. Segundo o diretor da Fundação Prosierra, Santiago Giraldo, a falta de sementes de algodão nativo é um gargalo, pois ainda não há em quantidade suficiente no país para uma produção maior.

Agora as sementes serão distribuídas a 10 famílias indígenas em diferentes áreas do país, bem como a alguns agricultores da tradicional zona de algodão da Colômbia que manifestaram interesse em plantar a variedade em áreas com condições climáticas e de solo diferentes da Serra. As famílias receberão entre 4 e 5 quilos de sementes, o que lhes permitirá plantar no mínimo dois hectares.

O algodão orgânico foi cultivado em associação com milho, feijão e pimentas. A técnica do sistema de policultura também é tradicionalmente utilizada pelos povos indígenas.
Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski
Publicado em 06/07/2020 às


Leia Mais: