As condições para a agricultura orgânica na Ucrânia são quase perfeitas, dizem especialistas alemães, e há excelentes perspectivas de que esses produtos entrem nos mercados estrangeiros.
No entanto, para um maior desenvolvimento do setor em termos de mecanismos eficazes de controle e certificação, é necessário desenvolver projetos germano-ucranianos, nos quais seja fornecido apoio a produtores orgânicos e privados.
"Podemos ter sucesso se agirmos juntos", disse Michael Stubgen.
O projecto conjunto ucraniano-alemão “Organic Agriculture” existe desde 2016 e presta especial atenção ao aconselhamento dos produtores biológicos sobre a legislação, uma vez que as regras sobre matéria orgânica na Ucrânia devem ser mais compatíveis com a base jurídica da legislação da UE. Para este fim, o Ministério da Agricultura da Alemanha coopera com o Ministério da Agricultura da Ucrânia e outros órgãos administrativos.
O BMEL está atualmente financiando cinco projetos em cooperação com o Ministério da Agricultura e Alimentação da Ucrânia (MAPE).
O objetivo do projeto conjunto sobre agricultura orgânica é criar um sistema de formação de especialistas, gestores e professores de universidades. Para isso, os especialistas alemães transmitem suas experiências nos fundamentos da agricultura orgânica, por exemplo, em seminários, seminários e excursões relevantes. O próximo passo, de acordo com o BMEL, será o lançamento de uma plataforma de aprendizado on-line onde os usuários ucranianos poderão compartilhar conhecimento e informações.
Fonte:Agroxxi(ru)
Leia Mais: