logomarca

A agricultura biológica compartilha agora 9,1%

Alemanha: 12% das fazendas agora são orgânicas


A agricultura orgânica na Alemanha continua a crescer. A participação da agricultura biológica no total da área agrícola aumentou para 9,1% até o final do ano passado, de acordo com dados do 'Bundesanstalt für Landwirtschaft und Ernährung' (BLE). No final de 2017 esse percentual ainda era de 8,2%. A parte das terras agrícolas orgânicas é a maior do Sarre, com 16,5%. Segue-se Hesse com 14,7% e Baden-Württemberg com 14%. A parte é muito menor na Renânia do Norte-Vestfália. Este foi de 5,9% aqui no final de 2018. Hekkensluiter é a Baixa Saxónia com 4,1%.

 

A maioria das fazendas orgânicas em Baden-Württemberg

 

32.000 fazendas orgânicas podem ser encontradas em toda a Alemanha. Isso significa que 12% dos agricultores são orgânicos. Em 2017 esse percentual ainda era de 11%. Baden-Württemberg tem as fazendas mais orgânicas da Alemanha. Mais de 9.000 empresas cresceram orgânicas aqui em 2018. Para comparação: na Renânia do Norte-Vestfália, 7% de todas as fazendas são orgânicas. Somente na Baixa Saxônia a porcentagem é ainda menor, de 5,4%.

Klöckner vê meta de 20% confirmada

 

O governo federal alemão fixou a meta de aumentar a participação da área de agricultura orgânica na área agrícola total até 2030 a 20%. A ministra da Agricultura, Julia Klöckner, vê o aumento da agricultura orgânica como uma confirmação. "Nossos instrumentos de apoio funcionam, a participação dos produtos orgânicos está crescendo", comentou. Não apenas a demanda dos consumidores por produtos orgânicos aumenta, cada vez mais os produtores querem mudar para a agricultura orgânica, diz Julia Klöckner, nós fornecemos apoio financeiro e pesquisa direcionados ", disse Julia. No orçamento nacional, o BMEL aumentou o subsídio para a agricultura orgânica de 20 a 30 milhões de euros por ano.

 

Data de publicação: 8-7-2019

Leia Mais: