O esquema de certificação líder mundial para garantir pellets de madeira de alta qualidade, EN plus , continua sua expansão. Em 2021, a produção total de pelotas certificadas está estimada em 13,6 milhões de toneladas, com a projeção de volumes certificados para 2022 acima de 14 milhões de toneladas.
Nos últimos anos, o esquema de certificação foi adotado por muitos produtores e comerciantes em mercados como a Polônia e a região dos Balcãs, onde os pellets estão sendo cada vez mais reconhecidos como uma solução de aquecimento eficiente e acessível para substituir antigas práticas baseadas em combustíveis fósseis. O Brasil é o país fora da Europa com maior interesse em certificação no ano passado. Em maio de 2022, mais de 20 produtores brasileiros já estão certificados, enquanto o número total de todas as empresas certificadas de todo o mundo é superior a 1.200.
Com mais de 3,3 milhões de toneladas métricas, a Alemanha manteve a posição de liderança como o maior produtor de pelotas certificadas EN mais em 2021. A Áustria é a segunda colocada com uma produção de quase 1,5 milhão de toneladas métricas. Ao lado da Romênia, Suíça e República Tcheca, esses países também relatam EN mais participação de mercado de mais de 80% para 2021.
“A demanda por certificação é agora impulsionada pelos consumidores que são motivados pelo preço mais acessível dos pellets premium em comparação com o preço do gás e da eletricidade, e sua natureza ambientalmente amigável. Nossa inteligência de mercado mostra o crescimento das vendas de aparelhos de pellets, o que inevitavelmente levará a uma forte demanda por pellets certificados no próximo inverno. Portanto, é com satisfação que observamos um fluxo constante de novos pedidos de certificação, bem como o potencial aumento da produção previsto por muitos produtores já certificados”, comenta Catalina-Elena Dumitru, diretora do esquema.
Uma característica exclusiva da EN plus que contribui para o sucesso do esquema é a gestão ativa de fraudes que protege constantemente a marca. Em maio de 2022, a gestão da EN plus identificou e solucionou mais de 820 casos de fraude, com mais de 160 entidades fraudulentas expostas ao público por meio de uma lista negra dedicada no site .
Como resultado da invasão russa na Ucrânia, o Conselho Europeu de Pellets (EPC) decidiu suspender todos os produtores, comerciantes e prestadores de serviços certificados EN mais certificados na Rússia e na Bielorrússia a partir de 15 de abril de 2022. Essas empresas não estão mais autorizadas a vendem pellets certificados EN mais , nem são aceites pedidos de certificação destes dois países.
Fonte:biomass Magazine em 06-06-20222 <https://biomassmagazine.com/articles/19039/enplus-surpasses-1-200-certified-companies>
https://biomassmagazine.com/uploads/posts/web/2022/06/resize/EnPlusLogo_16545524500859-300x300-noup.jpg
Leia Mais: