As cegonhas migrantes, que voam pelas ilhas gregas para os locais de invernada africanos todos os anos, também são vítimas de incêndios florestais na Grécia. As chamas da cegonha parecem desorientar, e os pássaros então se perdem, se machucam ou morrem, dizem os cientistas.
Todos os anos, as cegonhas sobrevoam a área da Ática em torno de Atenas e se dirigem ao Cabo Sunion, cerca de 70 quilômetros a sudeste da capital grega. Aqui, eles aguardam um vento favorável que os ajude a voar pelo Mediterrâneo até a África.
“Infelizmente, eles voaram por aqui na hora do incêndio”, disse Maria Ganoti, presidente da Hellenic Wildlife Care Association (ANIMA). O sindicato auxilia na recuperação de animais acidentados. Nos últimos três dias, as cegonhas encontraram-se em lugares onde nunca estiveram no passado - incluindo os edifícios residenciais dos distritos de Atenas, informou a Reuters.
Em um ambiente urbano desconhecido para eles, algumas das cegonhas ficaram confusas e um número significativo morreu após atingir linhas e postes de energia. "Esta é a primeira vez que temos tantas cegonhas mortas em Atenas", disse Ganoti. "As pessoas os coletam nos gramados ao redor das casas."
A ANIMA agora cuida de uma grande variedade de cegonhas, que serão soltas na natureza assim que ficarem fortes o suficiente. Mas essas aves representam apenas uma pequena proporção de animais, domesticados e selvagens, que foram afetados por incêndios que destruíram milhares de hectares de floresta.
"Alguns desses animais morrerão inevitavelmente", acrescentou Ganoti. "Tartarugas, por exemplo. Se inalarem muita fumaça e sofrerem queimaduras internas, não poderão se alimentar e morrerão. Não há nada que possamos fazer a respeito."
Fonte:Ekolist.cz em 10-08-2021
Leia Mais: