No ano passado, o inseto casca na Eslováquia danificou a maioria das florestas em mais de meio século, então a calamidade excedeu o recorde de 2017. O Ministério da Agricultura da Eslováquia apontou isso no relatório florestal. Especialmente os silvicultores do estado estão no país sob as Montanhas Tatra por um longo tempo em disputa com ativistas ambientais devido ao corte plano das árvores e nos parques nacionais. Os silvicultores checos também enfrentam calamidades com casca.
Insetos subterrâneos, em particular o besouro da casca, danificaram mais de 3,8 milhões de metros cúbicos de madeira na Eslováquia no ano passado, o que representa um aumento de cerca de 100.000 metros cúbicos em comparação a 2017. Ao mesmo tempo, é um novo máximo desde pelo menos 1960.
O maior dano foi causado por insetos da casca no centro e norte da Eslováquia e tradicionalmente em florestas de coníferas. Aproximadamente 365.000 metros cúbicos de madeira infestada não foram processados no final do ano passado.
Ativistas ambientais na Eslováquia têm criticado a extração madeireira a longo prazo. Por exemplo, em junho, abetos saudáveis de 150 anos de idade nos Low Tatras foram afetados.
Ambientalistas também defendem a saída da natureza em áreas protegidas para seu próprio desenvolvimento, os silvicultores, incluindo o Ministério da Agricultura, defendem a necessidade de intervenção humana.
Em maio deste ano, o governo eslovaco aprovou um projeto de lei para evitar a interferência da natureza, incluindo escavações em larga escala de florestas em parques nacionais sem o consentimento prévio dos conservacionistas estaduais. A Eslováquia tem nove parques nacionais, que ocupam 6,5% do país.
O besouro da casca também danifica florestas na República Tcheca. O ministro do Meio Ambiente, Richard Brabec, disse em junho que os silvicultores enfrentam a maior calamidade de besouros na história das terras tchecas. Se os cenários de crise forem cumpridos, 500 mil hectares de florestas de abetos, que são metade de sua área na República Tcheca, podem ser atacados pelo besouro neste ano.
Bratislava 01 de julho de 2019
Leia Mais: