“Como o primeiro projeto de remoção de carbono do mundo convertendo biomassa em hidrogênio, estamos atendendo à crescente demanda por hidrogênio renovável com uma abordagem carbono-negativa”, diz o cofundador e CEO Mac Kennedy. “Nossa tecnologia pioneira apoia diretamente a Califórnia em suas metas de neutralidade de carbono, removendo o dióxido de carbono da atmosfera com nosso processo de conversão de resíduos de madeira. Com esta nova instalação, a Mote está lançando as bases para ofertas de hidrogênio acessíveis em escala global, ao mesmo tempo em que superalimenta os processos naturais de remoção de carbono”.
A integração proprietária da Mote de equipamentos comprovados em um novo processo estabelece esta instalação inovadora de remoção de carbono e geração de energia limpa. Mote utiliza resíduos de madeira de fazendas, silvicultura e outros recursos onde, de outra forma, seriam queimados ao ar livre para descarte, deixados para decompor ou enviados para um aterro sanitário. Por meio de gaseificação e processos de tratamento subsequentes, o dióxido de carbono restante é extraído e colocado permanentemente no subsolo para armazenamento ecologicamente seguro.
Mote também está em discussões com a empresa de utilização de carbono CarbonCure Technologies sobre o potencial de armazenar permanentemente seu CO 2 em concreto por meio das tecnologias de remoção de carbono da CarbonCure, implantadas em centenas de sistemas de mineralização de CO 2 em fábricas de concreto em todo o mundo. Por meio desse processo de biomassa em hidrogênio, a Mote contribui para reverter as mudanças climáticas através da remoção funcional do carbono do ar e colocando-o no subsolo ou armazenando-o permanentemente em concreto nos canteiros de obras.
“A CarbonCure aplaude a Mote ao entrar no mercado com seu inovador processo de produção de hidrogênio. Conter as mudanças climáticas requer soluções criativas e complementares para aumentar rapidamente a remoção de carbono”, disse o presidente e CEO da CarbonCure, Robert Niven. “Estamos ansiosos para uma colaboração contínua.”
Como chefe do programa de captura de carbono no Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL), o Dr. Joshuah Stolaroff foi co-autor do premiado relatório, Getting to Neutral: Options for Negative Carbon Emissions in California , que estabelece o valor da biomassa para -hidrogênio e aborda práticas e tecnologias para remover CO 2 do ar, fornecendo evidências claras de que a neutralidade de carbono na Califórnia é possível até 2045.
“Depois de passar os últimos 20 anos pesquisando captura de carbono e energia limpa, é incrível ter uma solução que pode tratar de ambos e até mesmo desviar os resíduos para um uso benéfico”, disse o Dr. Stolaroff, Diretor de Tecnologia da Mote.
“Este é exatamente o tipo de projeto que precisamos para atingir nossas metas climáticas a um custo razoável”, disse Roger Aines, cientista-chefe do Programa de Energia do LLNL. “A Mote entende o sistema de energia e está fazendo uma jogada inteligente para um impacto a longo prazo.”
Localizada perto de Bakersfield, a instalação de Mote visa auxiliar a Califórnia na reciclagem de 54 milhões de toneladas métricas de resíduos de madeira gerados anualmente. O foco na remoção e armazenamento de carbono diferencia a tecnologia da Mote de outros projetos de hidrogênio limpo, pois o produto da Mote fornece hidrogênio com um preço de venda ao produtor e uma pontuação de intensidade de carbono significativamente menor do que seus concorrentes.
A Mote se junta à Fluor Corporation e à SunGas Renewables, Inc. para desenvolver sua nova fábrica. A empresa de engenharia Fluor apoiará a integração de equipamentos comprovados nas instalações. Além disso, a SunGas Renewables ("SunGas"), uma subsidiária da GTI International (GTII), celebrou um Contrato de Serviços de Engenharia com a Mote para fornecer seus sistemas de gaseificação ao Projeto Mote California Central Valley.
“A Fluor está entusiasmada em apoiar a Mote no estabelecimento de uma estratégia de entrega de projeto bem-sucedida por meio do desenvolvimento de design em estágio inicial”, disse Nicole Davies, vice-presidente de desenvolvimento e estratégia de negócios da Energy Solutions. “A Mote está posicionada para introduzir hidrogênio verde derivado de resíduos de madeira aos consumidores, aproveitando os mais recentes avanços em equipamentos e tecnologia. Com a Transição Energética como foco principal, temos o prazer de nos juntar a esta equipe.”
“A Mote está em uma posição forte para implantar o primeiro projeto de gaseificação de biomassa a hidrogênio com carbono negativo e estamos felizes em apoiá-los”, disse Robert Rigdon, CEO da SunGas Renewables.
Embora os componentes para o processo da Mote existam e estejam operando comercialmente em vários setores, a Mote os integrou para maximizar a eficiência energética e a escalabilidade para alcançar a redução de carbono a um custo menor do que os modelos atuais de remoção de carbono.
"Remoção de carbono e hidrogênio limpo são mercados em expansão no momento. A Mote está extraordinariamente posicionada para escalar rapidamente para um grande impacto", disse Andy Bonsall, sócio-gerente da Counteract, investidora da Mote.
No início deste ano, Mote foi selecionado para a aula inaugural do Clean Energy Accelerator da Rice University. Eles fecharam uma rodada de sementes neste outono com o apoio da Preston-Werner Ventures, da Counteract e do investidor Joffre Baker.
Fonte:Renewable Energy Magazine em 29-12-2021
Leia Mais: