logomarca

Químicos russos conseguem simplificar a extração de combustível a partir de fungos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Moscou (MGU) desenvolveu e patenteou um catalisador que permite, quase diretamente, converter cogumelos, como cogumelos e cogumelos em biocombustível, publica o serviço de imprensa da MGU.

"É verdade que esta não é a primeira vez que este tipo de sistema [de produção de biocombustível] foi desenvolvido." No entanto, otimizando este método para o máximo permitido, um catalisador surpreendentemente eficiente é obtido, normalmente é necessário usar dois catalisadores e processar [o material orgânico] duas vezes para obter o produto final.Nossa forma patenteada é muito mais simples ", explica Albert Kulikov, químico da MGU.

Nos últimos anos, cientistas e engenheiros conseguiram desenvolver várias tecnologias para produzir biocombustíveis, alguns dos quais estão agora em prática.

Em geral, as matérias-primas utilizadas são a soja, a colza e muitos outros cereais de crescimento rápido, cuja biomassa é fermentada com produtos químicos ou bactérias para ser transformada em etanol. O problema é que alguns ecologistas consideram que a extração de combustível é impraticável nesses casos, já que os danos climáticos causados ??pela derrubada das florestas necessárias para plantar esses cereais não vêm à custa.
O catalisador da equipe da MGU permite o uso de matérias-primas biológicas, como fungos, que crescem em qualquer lugar e, portanto, não exigem culturas extensas, sol ou outras fontes que possam influenciar o clima. Seus triglicerídeos se decompõem e se transformam em moléculas de hidrocarbonetos quando são aquecidos a uma temperatura de cerca de 300 ou 400 graus e uma biomassa fúngica passa através deles.

Isso também pode interessá-lo: os alunos usam a aquaponia para obter biocombustível.

Tais biocombustíveis, como Kulikov e sua equipe apontam, têm um grande número de benefícios em comparação ao biodiesel clássico. Sua composição é muito mais estável do ponto de vista químico e pode ser armazenada por mais tempo.

Fonte:Sputniknews em 27.10.2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais: