IMG-LOGO

Biomassa é a maior fonte de energia alternativa do mundo

Essa fonte de energia renovável é suficiente para atender o consumo global de energia primária, através de seu fácil armazenamento

 

O potencial da biomassa é suficiente para atender o consumo global de energia primária até 2050, mesmo com aumento de consumo, pois a mesma é a maior fonte de energia alternativa do mundo.

 

O uso da biomassa e captura e armazenamento de carbono (CAC) são alternativas imprescindíveis para manter o aquecimento do planeta abaixo de 1,5 C em 2100. Sem usar biomassa e CAC o custo das ações de mitigações das mudanças climáticas será duas vezes maior para um aquecimento tolerado de 2 C.

 

A maior participação da biomassa deverá ocorrer no setor de transportes terrestres como alternativa aos derivados de petróleo e aos carros exclusivamente a bateria.

 

Formas expressas da biomassa

 

As formas expressas são fundamentais nos estudos de ciclagem de nutrientes, conversão de energia, absorção e armazenamento.

 

A biomassa pode ser expressa em massa verde (MV) ou massa seca em estufa (MS). MV ou peso verde, refere-se ao material fresco, contendo uma proporção de água, sendo utilizada como medida na pesagem de caminhões com carga de madeira. O MS refere-se à massa de uma árvore, de um arbusto ou dos componentes casca e galhos, sendo obtida após a secagem a 105C até o peso constante.

 

As formas expressas são as matérias orgânicas armazenadas e um determinado ecossistema, pois específica o valor numérico dos componentes presentes , além de ser fundamental nos estudos de ciclagem de nutrientes, conversão de energia, absorção e armazenamento de energia solar. Também possibilita que se tirem conclusões para uma exploração racional dos ecossistemas.

 

O baixo custo da biomassa se torna uma vantagem no setor de energias renováveis

 

A biomassa possui baixo custo, fácil armazenamento, energia estruturante, alta eficiência energética, emissão de menos gases poluentes e utilização de recursos renováveis.

 

Os pontos importantes é de que precisa -se de uma sequência regular e crescente na contratação da biomassa nos leilões regulados, para estímulo e estruturação de um número maior de projetos de bioeletricidade. Além de promover a expansão da geração diversificada na matriz elétrica brasileira.

 

Nesse sentido a cogeração é um importante início, pois existe um potencial que já está instalado nas indústrias, sendo capazes de geração para atendimento da demanda instalada e até mesmo jogar energia na rede, conforme disponibilidade de pontos de conexão.

 

Fonte: Biomassa BR em 16/04/2021

Leia Mais: