logomarca

Bactérias geram eletricidade a partir do metano


Gerar energia enquanto purifica o ambiente de gases de efeito estufa deve ser possível usando bactérias.

Em uma nova publicação, microbiologistas da Universidade Radboud demonstraram que é possível fazer com que bactérias consumidoras de metano gerem energia no laboratório.


A bactéria, Candidatus Methanoperedens, usa metano para crescer e ocorre naturalmente em água doce, como valas e lagos. Na Holanda, as bactérias prosperam principalmente em locais onde as águas superficiais e subterrâneas estão contaminadas com nitrogênio, pois precisam de nitrato para decompor o metano.

 

Os pesquisadores inicialmente queriam saber mais sobre os processos de conversão que ocorrem no microrganismo. Além disso, eles também estavam curiosos se seria possível usá-lo para gerar energia. "Isso pode ser muito útil para o setor de energia", diz a microbióloga e autora Cornelia Welte .

 

"Nas atuais instalações de biogás, o metano é produzido por microorganismos e posteriormente queimado, que aciona uma turbina, gerando energia. Menos da metade do biogás é convertido em energia, e essa é a capacidade máxima alcançável. Queremos avaliar se podemos pode fazer melhor usando microorganismos."

Uma espécie de bateria


Outros microbiologistas de Nijmegen mostraram anteriormente que é possível gerar energia usando bactérias anammox que usam amônio durante o processo em vez de metano.

 

"O processo nessas bactérias é basicamente o mesmo", diz a microbiologista Heleen Ouboter . "Criamos uma espécie de bateria com dois terminais, onde um deles é um terminal biológico e o outro é um terminal químico. Cultivamos a bactéria em um dos eletrodos, para o qual as bactérias doam elétrons resultantes da conversão do metano ."

 

Por meio dessa abordagem, os pesquisadores conseguiram converter 31% do metano em eletricidade, mas visam maior eficiência. "Continuaremos focando na melhoria do sistema", diz Welte.

 

Publicação: "Transferência de elétrons extracelular dependente de metano no bioanodo pelo metanotrofo anaeróbio archaeal 'Candidatus Methanoperedens', Frontiers in Microbiology em https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2022.820989/full

 

Fonte:REM em 18-04-2022

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais: