logomarca

Produtividade de cebola em sistema de cultivo agroecológico sob distintas lâminas de irrigação e coberturas do solo

 

Eduardo Castro Ribeiro¹ Daniel Fonseca de Carvalho²I Lucas Antonio de Freitas Santos³ José Guilherme Marinho Guerra*

 

I¹Diretoria de Agrotecnologia (DITEC), Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins (SEAGRO), 77006-166, Palmas, TO, Brasil. E-mail: [email protected]. Corresponding author.

²Departamento de Engenharia (DENG), Instituto de Tecnologia (IT), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

³Instituto de Agronomia (IA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil. *Laboratório de Solos, Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ, Brasil

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de lâminas de irrigação, aplicadas via gotejamento, e do uso de cobertura morta na produção de cebola em cultivo agroecológico. O experimento foi conduzido em Seropédica, RJ, no período de Maio a Setembro de 2012. O delineamento experimental adotado foi em blocos completos casualizados com parcelas subdivididas, com 10 tratamentos e 7 repetições, caracterizados pela presença (CC) e ausência (SC) de cobertura do solo e por cinco lâminas de irrigação, relativas às porcentagens da evapotranspiração da cultura (ETc): 0, 22, 45, 75 e 100% (0; 155; 220,6; 320,5 e 372,7mm na condição SC e 0; 145,5; 207,6; 285 e 351,4mm na condição CC). A irrigação influenciou, por meio da regressão polinomial de segunda ordem, as variáveis produtividade total de bulbos, distribuição do percentual de bulbos em classes de diâmetro e eficiência do uso da água (EUA) na condição SC e, na regressão linear a EUA, na condição CC. A cobertura morta promoveu um incremento na produtividade total de bulbos, na eficiência do uso da água e no percentual de bulbos enquadrados nas classes de maior diâmetro.

Documento Completo

Fonte:Ciência Rural, Santa Maria, v.46, n.5, p.783-789, mai, 2016

Leia Mais: