Uma equipe de químicos russos e italianos encontrou uma nova maneira de descartar resíduos orgânicos com segurança. Isto é afirmado em seu estudo publicado na revista Photochemical and Photobiological Sciences .
Foi desenvolvido por cientistas da Universidade Federal da Sibéria , da Far Eastern Federal University e da State Transport University , do Kirensky State Institute of Physics e da University of Pavia . Eles descobriram que o bismutato de bário faz um excelente trabalho nessa tarefa. Este composto revelou-se um bom reciclador de resíduos e uma fonte de combustível hidrogênio da água.
Os pesquisadores mudaram a forma como essa substância é sintetizada. Geralmente é obtido a partir de componentes contendo carbono. No entanto, esse composto está contaminado com carbonato, o que reduz a atividade química do fotocatalisador e dificulta o estudo de sua estrutura e propriedades. Em vez disso, os cientistas usaram óxido e nitrato de bário. Eles os misturaram, moeram a mistura resultante completamente e a sinterizaram em altas temperaturas. Em seguida, eles criaram filmes finos do pó resultante em um substrato de quartzo. Foi descoberto que eles continham íons Bi3 + e Bi5 +, que perderam o número correspondente de elétrons. É graças a eles que as propriedades fotocatalíticas se manifestaram. Para entender o processo, os pesquisadores adicionaram o composto a uma solução aquosa de fenol e também começaram a introduzir vários sequestradores de radicais nessa mistura. Descobriu-se, que os radicais superóxidos (partículas ativas formadas na superfície de um material a partir do oxigênio comum devido à fixação de elétrons) e "buracos" carregados positivamente dos quais esses elétrons saíram são responsáveis ??pela capacidade fotocatalítica do bismutato. Foram esses dois componentes que destruíram o fenol dissolvido na água.
Como explicou o gerente de projeto Dmitry Shtarev, o estudo ajudará a prever todas as reações nas quais essa atividade fotocatalítica pode aparecer. Segundo ele, isso vai possibilitar a utilização do composto para diversos fins ambientais ao mesmo tempo, como por exemplo, purificação de efluentes de poluentes orgânicos e obtenção de hidrogênio da água para energia do hidrogênio. O projeto já recebeu uma bolsa da Fundação Russa para a Ciência.
Fonte:Rosng.ru em 24-10-2021 <https://rosng.ru/post/rossiyskie-uchenye-otkryli-bezopasnuyu-utilizaciyu-organicheskih-othodov>
Leia Mais: