logomarca

Dois municípios eslovenos são as primeiras cidades europeias com certificação zero resíduos

Os municípios de Bled e Gorje são os primeiros na UE que receberam certificados de resíduos zero entre 462 autoridades locais que se comprometeram a se tornarem resíduos zero.

 

Eles estão localizados em 11 países europeus: Bélgica, Bulgária, Croácia, Alemanha, Itália, Letônia, Romênia, Eslovênia, Espanha, Reino Unido e Ucrânia.


A Zero Waste Europe (ZWE) iniciou o programa Zero Waste Cities e a Zero Waste Cities Certification para acelerar a transição zero resíduos e a implementação da economia circular nas cidades europeias. A certificação é conduzida pela spinoff Mission Zero Academy (MiZA) da ZWE.

 

Após a implementação bem-sucedida de seus planos de resíduos zero, os dois municípios eslovenos foram auditados por um especialista terceirizado em resíduos zero nomeado pelo MiZA. Eles provaram a eficácia de seu progresso na implementação de desperdício zero e economia circular e obtiveram o status de Cidades Certificadas com o credenciamento de duas estrelas, disse o MiZA.

 

Certificação comprova que uma cidade já está tendo um desempenho muito melhor do que o exigido pelas metas europeias

 

Uma certificação de duas estrelas significa que as cidades já estão tendo um desempenho muito melhor do que o exigido pelas metas europeias, que possuem uma ampla gama de medidas de prevenção, reutilização e reciclagem e que se envolvem amplamente com diferentes partes interessadas para também facilitar sua transição para zero desperdício.

 

Tanto Gorje quanto Bled mostram liderança em seu gerenciamento de resíduos e recursos e têm uma estratégia clara para melhorias que certamente se traduzirão em ainda mais estrelas no futuro, disse MiZA.

 

A taxa de coleta separada de Gorje é de 75% e Bled é de 71%

 

Os dois municípios são destinos turísticos populares. Juntamente com a organização ambiental eslovena Ecologistas Sem Fronteiras (Ekologi brez meja), conseguiram implementar mais de 40 medidas para melhorar a gestão e sensibilização dos recursos, aumentar a taxa de recolha seletiva em 7-11% para 75% e 71%, respetivamente, e reduzir o quantidade de resíduos residuais por turista em 16%, enquanto seus números quase dobraram no mesmo período.

 

Bled e Gorje serão sujeitos a novas auditorias a cada 3 anos para confirmar o status de certificação, com possibilidade de subir de nível, atingindo um máximo de 5 estrelas.

 

Zero Waste Cities têm taxas de coleta seletiva mais altas e produzem menos resíduos do que a média da UE


De acordo com o MiZA, as taxas de coleta seletiva das 462 autoridades municipais variam de 7% a 93%. A cidade com melhor classificação é Arcade Treviso, na Itália.

 

No entanto, pode-se ver um impacto positivo direto dessas cidades e municípios, pois em média coletam separadamente 67% dos resíduos sólidos urbanos, o que está acima da meta de reciclagem da UE de 55% para 2025, disse o MiZA.

 

Além disso, os dados mostram que uma média de 438 kg de resíduos urbanos são produzidos per capita nos locais listados, enquanto a média da UE para 2020 é de 503 kg.

 

Fonte:Balkan Green Energy News em 13-04-2022 por Vladimir Spasić

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais: