logomarca

Tecnologia inovadora transforma lodo de esgoto em fertilizante orgânico

O lodo gerado nas estações de tratamento de águas residuais pode ser um fertilizante seguro e eficaz, que - na forma de grânulos - também pode apoiar o cultivo de plantas ou constituir material de adubação de solo, indicam os criadores da tecnologia inovadora desenvolvida no Instituto Central de Mineração (GIG).

A solução desenvolvida no Katowice GIG, que consiste na obtenção de fertilizante orgânico a partir de lodo de esgoto municipal estabilizado, foi recentemente premiada na XIV International Warsaw Invention Exhibition IWIS 2020.

Os especialistas estimam que aproximadamente 600-800 mil toneladas são gerados anualmente nas estações de tratamento de águas residuais polonesas.. A regulamentação atual proíbe seu armazenamento - os sedimentos são, entre outros, usado em fábricas de cimento, incinerado e também compostado. Apenas uma pequena parte deles é utilizada, por exemplo, para a produção de fertilizantes.

Apesar da obrigação de gerenciar o lodo, ele geralmente é tratado como resíduo. Por outro lado, cientistas do Central Mining Institute argumentam que, com o uso de tecnologias apropriadas, o lodo de esgoto pode ser transformado em um produto na forma de um fertilizante seguro, eficaz e sustentável que pode ser amplamente utilizado.

“A tecnologia de obtenção de adubo orgânico a partir de lodo de esgoto estabilizado, premiada com medalha de ouro, permite toda uma gama de produtos: adubo orgânico, adubo orgânico-mineral, agente de apoio a plantas e material formador de solo” explica a Dra. Sylwia Jaroslawska (porta-voz da Central de Mineração O Instituto)

A obtenção de fertilizantes é possível graças à mistura precisa dos componentes e trazendo o material para a forma de grânulos duráveis com um tamanho de grão de 1-6 mm. Esses grânulos - de acordo com especialistas do Central Mining Institute - são caracterizados por boas propriedades fertilizantes e de formação de solo.

“O alto teor de matéria orgânica tem um efeito positivo nos processos de formação de húmus no solo. O produto também se caracteriza pelas propriedades desacidificantes e microrretenção da água no solo” - acrescentou a porta-voz do instituto. O granulado é distribuído, por exemplo, por meio de espalhadores e semeadores. As soluções desenvolvidas na GIG já foram patenteadas.

Anteriormente, os cientistas do Instituto de Katowice desenvolveram uma tecnologia graças à qual este tipo de fertilizante orgânico pode ser útil não só na agricultura, mas também em jardins domésticos e para cuidar da vegetação em varandas e canteiros de flores. Isso é possível porque o granulado do fertilizante é envolvido por uma solução de hidrogel, que lhe dá uma camada protetora, acumula água e elimina odores desagradáveis. Esse revestimento protege o lodo de esgoto contra o pó e a formação de bioaerossóis que são potencialmente prejudiciais à saúde e também libera gradualmente os nutrientes no solo. Servido como um reservatório de água que pode ser utilizado pelas plantas durante os períodos de seca.

Fonte: PAP 23 de outubro de 2020 (Polônia) e tradução e revisão de Cristiano Cardoso Gomes

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais: