Entenda o uso de fungos para controle biológico na agricultura orgânica

O Brasil Rural desta quinta-feira (22) vai falar sobre o uso de fungos, em particular o Trichodermas, no controle biológico da agricultura orgânica. Sobre o assunto, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura de SP, promove, no dia 6 de março, um curso.

Fungos do gênero Trichoderma encontram-se entre os agentes de controle biológico mais estudados e empregados na produção agrícola mundial. Para os sistemas de produção orgânico, a legislação vigente permite que o produtor orgânico multiplique mircrorganismos para uso próprio - o que será ensinado no evento.

Sobre o curso e o que é a Trichoderma, o programa conversou com a pesquisadora do Instituto Biológico (IB_APTA), da Secretaria de Agricultura, Cleusa Maria Lucon. Segundo ela, o Trichoderma é um fungo que é comumente encontrado no solo e traz vários benefícios para as plantas. "Geralmente ele atua reduzindo o número de fitopatógenos, que são aqueles patógenos que causam doenças em plantas. Tenho trabalhado muito com o Trichoderma como promotores de crescimento e na produção de plantas. Já que a agricultura orgânica é muito baseada na qualidade do solo. Às vezes, você consegue até adiantar o ciclo da colheita e isto beneficia muito o produtor. No curso a gente ensina a multiplicar no arroz", esclareceu a bióloga. 

Fonte:Rádio EBC em 22/02/2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube