Cactusamal

(Jornal do Grupo Cactus de Difusão Agroecológica)

N0 1, ano 1, setembro de 1998

Editorial

Comadres e Compadres:

Depois de muita luta e afinco estamos lançando nosso primeiro jornalzinho, que carinhosamente foi intitulado de Cactusamal, porque aspiramos nele uma periodicidade que seja quinzenal ou mensal.

A idéia do jornal é divulgar nossas atividades, pesquisas e conhecimentos a respeito de agricultura ecológica.

Nessa edição você tem um breve histórico de nosso Grupo, dicas de agricultura orgânica, textos e Internet, além de uma Seção chamada ESPASEU que é o seu espaço em seu jornal, onde a cada mês colocaremos obrigatoriamente as suas contribuições.

No mais estamos ansiosos por suas sugestões e críticas a esse trabalho, que de uma utopia passa a ser hoje uma realidade.

Histórico

O Grupo em 1995 realizou o Encontro Regional de Agricultura Alternativa na UFRPE (Recife - PE), onde a partir daí houve uma renovação e as reuniões começaram a acontecer de forma mais sistêmicas.

O Grupo mudou de nome, pois, o mesmo necessitava de um nome que o caracterizasse, por isso o Cactus, pois, apareça ou reapareçam o grupo tem resistido como um cactus a essas intempéries da vida.

Ao longo desses anos muito discutimos (Reuniões) e praticamos (estágios e pesquisas) a respeito de agricultura ecológica. Hoje setembro de 1998 temos vários planos e metas, e dentre eles a estruturação de nossa sala.

Cactundica

(Seção de dicas do Jornal Cactusamal)

  • Como preparar chás à Deve-se colocar uma colher de sopa de erva numa xícara. Acrescentar a água fervida e tampar por 10 a 14 minutos. Coar e tomar sem açúcar.

    O Mastruz (Chenopodium ambrosioides) serve como expectorante das bronquites e toses dos fumantes.

  • Folhas novas da Seriguela tem o sabor que lembra o fruto.

    As folhas de papoula, Graxa, (Hibiscus spp) serve para a alimentação humana.

    A Jurubeba é indicadora de solos férteis.

    Uma horta de 100 a 150 m2 orgânica é suficiente para suprir 60% das necessidades de sais e vitaminas de uma família de 7 pessoas (3 adultos e 4 crianças)

    O controle de formiga cortadeira pode ser feito com calda das folhas de Agave, colocando-a no olho do formigueiro.

    ( Seção de Informática e Internet do Jornal Cactusamal)

    Divulgamos que em breve a página da Lista de Agricultura Sustentável estará disponível a todos na Internet no site da UFRPE.

    A cerca de um mês foi criada uma Lista de discussão sobre Agricultura sustentável, para participar contactar: [email protected], corpo de mensagem: subscribe sustentável

    Dica de site: www.agirasul.com.br/, nesse site você encontra informações da agenda 21, Rio +5 e a atuação de várias entidades ambientalista. Além de publicações on line. Vale a pena.

    No mês de agosto, realizamos quatro reuniões nas quais discutirmos a Moringa oleracea, as Prioridades do Grupo, Adriana apresentou seu trabalho de pesquisa, reestruturação da sala, Jornal Cactusamal, Lista de discussão de Agricultura sustentável e a página do grupo.

    Lista de Agricultura Sustentável

    A agricultura brasileira, com a abertura de mercado, tem vivido um grande avanço sobre o ponto de vista de tecnologia e insumos, não obstante esse avanço tecnológico muitas vezes tem ido contra o meio ambiente, ao passo em que são depositados produtos químicos altamente tóxicos ao ambiente. Entretanto há algumas décadas discute-se também uma alternativa pra esse tipo de agricultura, que muitas vezes é denominada de agricultura ecológica, agricultura de baixos insumos, agricultura familiar, e hoje muito denominada de agricultura sustentável.

    A grosso modo podemos afirmar que agricultura sustentável é aquela que satisfaz à demanda a qual é exigida: alimentos e fibras em quantidade e qualidade; economicamente viável ao produtor; produzidos de forma socialmente aceita; com evolução constante, e assegura a conservação dos recursos envolvidos na produção (solo, água, genes).

    Ainda poderemos afirmar que a mesma busca a valorização da agricultura e a não utilização de insumos químicos, que valorize as relações familiares e que tente fazer o homem refletir sobre a sua intervenção, buscando assim um trabalho harmonioso com o ambiente.

    Sendo assim uma lista de discussão surge como elo de intercâmbio de experiências no campo da agricultura sustentável, tendo-se em vista que os fomentadores e experimentadores de tal método de agricultura encontram-se dispersos no país e no mundo, tendo-se dessa forma pouca oportunidade de troca de experiências, é que a lista propõe-se a ser um fórum permanente de discussão sobre agricultura sustentável. informações:

    E-mail: [email protected]

    ESPASEU

    (Esse espaço é seu)

    Crescimento e Terra (por Cristiano Cardoso Gomes)

    A reforma agrária tão sonhada ainda não conseguimos, e aqueles que tem terra enfrentam um problema entre a dialética rural e urbana. Rural quanto a produzir, sustentar-se e dar dignidade a família, e urbana, pois, a família cresce a terra fica pequena e fica-se sem condições de ter o mínimo, com isso resta migrar ou sacrificar-se. Esse é o reflexo da dificuldade de criar alternativas, e eis a dificuldade, pois sem o mínimo de instrução educacional, a capacidade de gerar alternativas se reduz, restaria ainda a correta assistência técnica, o que no serviço publico é quase utopia. Diante dessa problemática só teria algumas maneiras de suprir a falta de terra e crescimento, que seriam: maximizar, dinamizar, biodivesificar e cooperarativa-se.

    E por fim outro modo para a superação dessa realidade seria criar alternativas de beneficiamento e comercialização com o objetivo de conseguir melhores preços através da venda coletiva.

    As citações acima poderiam gerar melhores condições de vida e sustento ao agricultor. e assim vencer o fantasma de migrar. Com isso o agricultor teria instrumentos para tentar lutar entre o crescimento da família e a falta de terra por conta das expectativas de vida

    EXPEDIENTE

     Jornal do Grupo Cactus de Difusão Agroecológica (GRUCADA).

    Periodicidade: mensal

    Editores: Cristiano Cardoso Gomes e Lya Tatiana de A. Ramos.

    Colaboradores: Roberta, Lya, Cristiano e Carmem.

    Correspondência:

    UFRPE - Grupo Cactus de Difusão Agroecológica

    Av. Dom Manoel de Meideiros s/n. Cep: 52171-900 - Dois Irmãos - Recife - PE.

      Solicite o seu Cactusamal --> [email protected]

    Abaixo Cactusamal


    Agrisustentavel Grupo Cactus Biodigestores Cactusamal 1 Cactusamal 2
    Cactusamal 3 Sala de Discussão Livro de Visitas APEEF Fale Conosco

    Página Anterior

    Próxima Página



    Anúncio publicado pelo Soft Click


    Ya Banner Exchange