CARLOS CÉSAR DA SILVA CABRAL
Brasileiro, natural de Guareí, nascido em 12/09/1965, casado, 1 filha.
Rua: Prefeito Sérgio Assumpção de Toledo Pizza Nº. 055 – Bairro Jardim Paraíso.
Pirajuí – Estado de São Paulo. – CEP 16.600.000
Telefones: 014 3584 4116 / 015 9746 8435
E-mail:[email protected]
          [email protected]  

ÁREA OU CARGO DE INTERESSE: Engenheiro Agrônomo

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

ENGENHEIRO AGRÔNOMO/Faculdade de Agronomia Manuel Carlos Gonçalves – Espírito Santo do Pinhal – SP/1992.
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA/Escola Estadual de Segundo Grau Cafelândia Agrícola – Cafelândia- SP/1985.

IDIOMAS:

Espanhol: Intermediário

INFORMÁTICA:
Windows                                      OFFICE                                              INTERNET

PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES:

Excelente experiência profissional, em torno de 14 anos de atuação na área de técnica em nível de gerência. Com experiência na área Agronômica, adquirida em trabalhos realizados em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, atuando em projetos agrícolas; habilidade em desenvolver trabalhos, desde a definição de objetivos e metas, negociações junto à diretória, planejamento de trabalho e controle de resultados.

Análise de implantação agrícola de projetos; planejamento, custeio agrícolas e operacionais das atividades agrícolas, condução e manutenção das culturas; regulagens e manutenção de máquinas agrícolas; planejamento de colheita; estimativa de produção. Conhecimento na formação, treinamento e gerenciamento de equipes de trabalho – supervisão de campo, tratoristas, inspetor de pragas, tratos culturais. Montar campo de experimentação agrícola. Atividades de administração: Custo – Financeiro – RH.

PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS:

Responsável direto pelos trabalhos de implantação, condução e manutenção das culturas.
Citros – Café – Maracujá – Manga Formação de mudas, planejamento e implantação de um pomar cítrico, locação (distribuição, dimensionamento dos talhões), implantação (preparo do solo, conservação do solo, sistema de plantio, espaçamento, subsolagem, calagem e gessagem, aração, gradagem e nivelamento, construção de terraços, alinhamento e abertura dos sulcos, marcação dos sulcos, adubação de sulcos), plantio, irrigação adubação de formação e adubação de produção, carpa, roçagem, capina química (herbicida), pulverização, tratos culturais (podas, desbastes, desbrotas, manejo integrado de pragas), nutrição mineral das plantas (coleta de amostra para análise química do solo e planta, seguida de interpretações e recomendações de correção de pH e nutrição das plantas), adubação verde, controle fitossanitários(MEP), colheita (planejamento, organização, transporte). Regulagens e manutenção de máquinas agrícolas.

Cana de Açúcar: Planejamento de variedades – escolha e proporções, locação dos talhões (distribuição, dimensionamento dos talhões), implantação (preparo do solo, conservação do solo), sistema de plantio ( subsolagem, calagem e gessagem, aração, gradagem e nivelamento, construção de terraços, alinhamento e espaçamento entre sulcos, abertura dos sulcos, marcação dos sulcos, sulcação, adubação de sulcos) , plantio da cana (toletes), cultivo (Subsolagem , adubação de soqueira e capina mecânica), adubação orgânica (Vinhaça), aplicação de herbicida, controle pragas, tratos culturais (carpa, bituca e palhiço), planejamento de colheita (participação mensal das variedades), colheita (queima e corte), pagamento do corte da cana, carregamento da cana e transporte da cana.Regulagens e manutenção de máquinas agrícolas.

 Seringueira: Produção de mudas, manejo do seringal (desbrotas, controle de ventos, formiga, carpa manual, carpa química), controle fitossanitários (pragas: ácaros, mosca de renda e doenças de folhas e painel), critérios adotados para início da exploração, abertura de painel, aspectos relativos à exploração da seringueira (abertura do painel, inclinação, profundidade do corte, consumo de casca, horários recomendados, comprimento do corte, tarefa da diária, efeito da sangria no crescimento), cuidados com a sangria (limpar o painel, usar o raspador de casca, verificar se os drenos estão limpos etc.), número de corte, freqüência de sangria, painéis, sistemas de sangria (simples ou de duplo corte), notação de estimulação (ingrediente ativo, concentração), método de aplicação, quantidade da formulação, largura da faixa de aplicação. Modo operatório de sangria. Nutrição mineral das plantas (coleta de amostra para análise química do solo e planta, seguida interpretações e recomendações de correção da nutrição das plantas), adubação verde, controle fitossanitários, colheita (planejamento de coleta do látex ou coagulo, organização, transporte). Seleção, treinamento e motivação de funcionários. Regulagens e manutenção de máquinas agrícolas.                 

Milho, Soja: Coleta de amostra de solo e interpretação da análise química. Implantação e conservação do solo (preparo do solo, espaçamento, subsolagem, calagem e gessagem, aração, gradagem e nivelamento, construção de terraços, sistema de plantio); tratamento de sementes, regulagens de máquinas (plantadeira e velocidade de trabalho do trator); plantio, adubação de cobertura, herbicida (dosagem do produto, regulagem do pulverizador e velocidade de trabalho do trator). Manejo integrado de pragas e doenças, Controle fitossanitários (dosagem do produto, regulagem do pulverizador e velocidade de trabalho do trator). Colheita Mecânica ou manual, armazenamento. 

HISTÓRICO PROFISSIONAL

TIL AGROPECUÁRIA S. A-(GRUPO GAZETA MERCANTIL)– Set/2000 a Nov./2005
(Antiga Phídias Santana Agropecuária Ltda.). Na função de engenheiro. Agrônomo (responsável pela empresa Agrícola); Atuação em projetos; Planejamento e custeio agrícola; planejamento operacional das atividades; Administração (Rh – Financeiro – Custo); Compras; Vendas; Recomendações técnicas para as culturas de Citros (750 há), Seringueira (450 há), milho (216 Há), cana de açúcar (200 há).  Área da fazenda 1662 há.

FAZENDA COQUEIROS – COINBRA FRUTESP – Abr./99 a Fev./00
Na função de Encarregado de Fazenda, responsável pelo plantio, condução e manutenção da cultura de citros (726 há); Responsável pela contratação de funcionários; Regulagens e manutenção de máquinas agrícolas.

BOISAFRA AGROPECUÁRIA LTDA. – Abr./97 a Jan./99.
Na função de Vendedor técnico (Vendas e Assistência Técnicas para Várias Culturas).

PHÍDIAS SANTANA AGROPECUÁRIA LTDA. (GRUPO DOCAS S.A). Jun./93 a Abr./97
Na função de engenheiro agrônomo responsável operacional nas culturas de citros (930 ha.), manga (23 há), maracujá (6,0 há), Milho (70 há), Cana (10 há). Em novembro de 1995, fui promovido a responsável técnico pelas culturas, Projetos, Análise de Implantação, Planejamento Agrícola, Custeio Agrícola, Planejamento Operacional, Condução e Manutenção dos pomares, Manutenção e Regulagens de Máquinas (22 tratores + 1 esteira).

ESCOLA ESTADUAL DE SEGUNGO GRAU CAFELÂNDIA AGRICOLA. - Fev./93 a Jun./93.
Na função de professor das disciplinas de Administração e Economia Rural, Culturas, Agricultura geral (Hortifrutigranjeiro) e Irrigação e Drenagem, Maquinas e Motores.

DESTILARIA GUARICANGA S.A. Nov./86 a Ag. /87.
Na função de técnico em agropecuária, na área de preparo de solo, construção de terraços, sulcação, adubação, plantio, adubação de cobertura, herbicida, cultivo (subsolagem – adubação – carpa mecânica), na cultura da cana de açúcar; na cultura do milho (área de reforma do canavial).

 CURSOS – APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

ESTÁGIOS

Cultura do Café e Formação de Pastagem (Grupo Atalla) – Pirajuí -SP
Culturas das Culturas de Café, Algodão, Cana na de Açúcar, Milho, Eucalipto, MIP- Cati -Pirajuí - SP.
Cultura de Citros - Faculdade de Agronomia Manuel Carlos Gonçalves-Espírito Santo do Pinhal - SP.
Cultura de Citros, Maracujá, Milho, Café, Cana de Açúcar, Eucalipto – C. A.de Cafelândia - SP.
Cultura de Citros e Seringueira - Phídias Santana Agropecuária Ltda. – (jan.1990) – Reginopolis SP.
Cultura de Citros e Seringueira - Phídias Santana Agropecuária Ltda. – (jun. 1990) – Reginopolis SP.
Estágio sobre Cunicultura – 40 horas – F. Agronomia. M. C. G – Pinhal SP.
Estágio no Laboratório de Solos –(Adubos) Faculdade. Agronomia M.C. G – Pinhal SP.
Cultura da Cana de Açúcar - Destilaria Equipav. - Promissão SP
Cultura do Café, Fruticultura, Milho, Cana de Açúcar, Eucalipto, Algodão - Cati de Pirajuí - SP.
Cultura do Maracujá, Algodão, Citros, Milho, Café, Eucalipto, Cana de Açúcar – C. A. Balbinos - SP.
Manutenção Mecânica dos Pulverizadores Jacto – Máquinas e pulverizadores Jacto - Pompéia - SP
Manejo Integrado de Pragas - CEMIP - UNESP - Jaboticabal -SP
Manejo Ecológico de Pragas de Citros - Gravena Manejo Ecológico de Pragas – Jaboticabal SP.

CURSOS E PALESTRAS:

Curso de Legislação Profissional – CREA - SP
Seminário de Irrigação de Lins
Nutrição Mineral das Plantas - FAMCG
Utilização da Matéria Orgânica - FAMCG
Cultura da Seringueira, Sericicultura, Milho, Cana de Açúcar, Conservação do Solo – CATI.
Cultura de Citros - FAMCG
Extensão Rural - FAMCG
Estrutura do Solo - FAMCG
Receituário Agronômico - FAMCG
Adubação Orgânica – FAMCG
Conservação do Solo - FAMCG
Seminário sobre Cafeicultura - Delegacia Agrícola de Lins SP
Entomologia e Controle Biológico - FAMCG
Curso sobre Fruticultura – FAMCG
Controle de Doenças e Pragas de Tomateiro e Plantas Ornamentais - Biológico de Bauru-SP
XXVII Curso de Manejo de Pragas dos Citros- CEMIP- UNESP – Jaboticabal – SP.
Curso Manejo Integrado de Pragas dos Citros – Gravena
IV Seminário Internacional de Citros - Nutrição Mineral -Estação Experimental de Bebedouro - SP
Curso de Informática - Datagow – Pirajuí – SP
I Encontro dos Plantadores de Cana da Região de Bebedouro – E.E.C. Bebedouro SP- 07/1997.
Administração Empresarial da Lavoura Canavieira E.E.C.B (Dunpot) – Bebedouro – SP -08/1997
Curso de “Excelência no Atendimento” (Curso de Vendas) – Bauru -SP
Ciclo de Palestra sobre a cultura da Seringueira – Apta – Votuporanga – SP 09/2001
Palestra Técnica Sistema sobre a cultura da Seringueira, na Riobor – S.J.R. Preto – 08/2002.
Visita Técnica a Duratex (Viabilidade do Eucalipto na região de Bauru) Agudos – SP- 02/2005
Visita Técnica e Econômica a Plantações E. Michelin Ltda. - Itiquira - Mt - 10/2005.

REFERÊNCIAS: José Maria Neves 034 99537964 / 034 32387569 (Grupo Docas)
                           Lourenço Dino Burigo: 019 3534 3527 / 019 96064192(Grupo Gazeta Mercantil)
                           Célio Aparecido Zanata: 014 3587 6166/ 014 97924710/014 3572 3115(Destilaria Guaricanga)
                                                                 
                                                                        CARLOS CÉSAR DA SILVA CABRAL
                                                                                       Engenheiro Agrônomo

barra
Nó do Ramo   Associe-se