As fazendas estão cada vez mais utilizando tecnologia inteligente para ajudar a direcionar os insumos com precisão e fornecer informações precisas sobre as características do campo. Os benefícios são sentidos na carteira e ao meio ambiente.
Fala-se muito hoje sobre agricultura inteligente. Tage Stam , um agricultor orgânico de Loviisa e consultor da ProAgria Southern Finland, afirma que é simplesmente uma questão de digitalização.
- Na agricultura inteligente, as soluções digitais são usadas na tomada de decisões e os dados são coletados e utilizados de maneira sensata, ele resume.
Olli-Pekka Ruponen , agricultor e conselheiro de Halikkola, diz que também podemos falar sobre agricultura de precisão na agricultura arável, porque no cerne da agricultura inteligente estão as medidas devidamente direcionadas.
- Na agricultura inteligente, isso não é feito com rotinas e calendário ou apenas com ferramentas mecânicas e físicas, mas com o aprendizado de robótica ou automação, explica.
Também pode ser uma economia inteligente pensar com cuidado e holisticamente.
Ruponen e Stam são fazendas agrícolas: seus campos produzem grãos, além de colza, canola, cominho e feijão. Nas fazendas próprias dos homens, os investimentos em tecnologia inteligente têm sido graduais há vários anos. O primeiro passo para ambos nessa direção foi a aquisição de uma placa de sinalização.
Na fazenda de Ruponen, o arsenal de dispositivos inteligentes se expandiu rapidamente nos últimos anos. Ele é, por exemplo utilizou um sensor N para medir a biomassa de campo e usa equipamento controlado por satélite para pulverização de proteção de plantas. A ceifeira-debulhadora tem uma colheitadeira e alguns tratores já dispõem de um auxiliar de condução mais avançado, ou seja, um volante elétrico.
- A assistência de direção e a direção automática economizam tempo e esforço do agricultor. Trabalhar no escuro, por exemplo, torna tudo muito mais fácil. Alguns dos equipamentos foram comprados de forma barata e usados, diz Ruponen.
Stam diz que atualizou o sinal de direção para direção automática e o utilizou em todas as etapas do caminho desde então. Na combinação ele tem, e. mapeamento de culturas, cujos dados ajudam a determinar a variabilidade dentro das parcelas e a direcionar a amostragem do solo.
A melhor colheita de sempre
Os benefícios diretos da tecnologia inteligente são claros: o meio ambiente e a carteira são louváveis.
O controle automático dos implementos de campo economiza combustível e insumos de produção, pois a aplicação de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos se torna mais precisa e não há duplicação desnecessária de esforços. Refinar a fertilização com base no mapeamento da cultura e dados de localização reduz a lixiviação de nutrientes do campo.
A longo prazo, a tecnologia inteligente também ajudará a melhorar os níveis de rendimento quando os fatores que afetam as condições de crescimento das parcelas aráveis ao serem utilizados dados de medição.
- Os dados dentro da cabeça também aumentam quando você percebe as coisas com o uso da tecnologia, Olli-Pekka Ruponen destaca e revela que este ano foi a melhor safra de todos os tempos, tanto em volume quanto em receita de vendas. O rendimento médio combinado de todas as safras foi de mais de 5.000 kg por hectare, incluindo cominho e colza de outono.
De acordo com Tage Stam, novas oportunidades para agricultura inteligente são de grande interesse para os agricultores finlandeses. Bem-vindo a aderir, siga pelo menos Täsmäviljelyfoorumi.fi .
Fonte:Maaseuduntulevaisuus.fi em 02-12-2021 por Minna Nurro <https://www.maaseuduntulevaisuus.fi/mainos/ruokavirasto/artikkeli-1.1663738>
Leia Mais: