logomarca

Benefícios das fazendas de cacau para pássaros e morcegos

Equipe de pesquisa internacional liderada pela Universidade de Göttingen descobre que a agrossilvicultura de cacau em torno de florestas tropicais secas melhora a biodiversidade

Publicação revisada por pares
UNIVERSIDADE DE GÖTTINGEN

As fazendas de cacau não apenas nos proporcionam o prazer do chocolate, mas também oferecem vantagens potenciais para uma agricultura amiga da biodiversidade. Os benefícios para a biodiversidade foram amplamente estudados em florestas tropicais, mas até agora eram desconhecidos em florestas tropicais secas. Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Göttingen relatou pela primeira vez como os efeitos sazonais impulsionam a presença de pássaros e morcegos – os consumidores mais importantes de pragas de insetos – nas agroflorestas de cacau no Peru. Os resultados foram publicados na Agricultura Ecossistemas e Meio Ambiente.

As florestas tropicais secas estão globalmente ameaçadas pelo desmatamento e pela agricultura, e no noroeste do Peru o cacau é frequentemente cultivado perto de habitats de florestas secas. Os pesquisadores estudaram sistemas agroflorestais de cacau, ou seja, cultivo de cacau sob sombra de árvores, por mais de um ano e descobriram que pássaros e morcegos – e principalmente aqueles que comem insetos – se beneficiam deles. “Descobrimos que as florestas tropicais secas têm espécies únicas de pássaros e morcegos, mas a agrossilvicultura de cacau é uma boa opção para práticas agrícolas que beneficiam a biodiversidade”, relata a primeira autora Carolina Ocampo-Ariza, do grupo de Agroecologia da Universidade de Göttingen. Ela acrescenta: “Esses resultados são valiosos para projetar e gerenciar paisagens agrícolas em países megadiversos como o Peru”.

A equipe de pesquisa descobriu que os morcegos estavam sempre presentes em grupos maiores nas fazendas de cacau do que nas florestas próximas, enquanto isso acontecia com as aves apenas na estação seca. “As fazendas de cacau parecem servir como um oásis para as aves, fornecendo alimento e refúgio quando escasseiam na floresta”, afirma a coautora Professora Teja Tscharntke, do grupo de Agroecologia da Universidade de Göttingen. “Isso tem consequências importantes para os serviços ecossistêmicos em sistemas agroflorestais, pois pássaros e morcegos desempenham um papel importante no controle de pragas de insetos que atacam o cacau”, acrescenta o coautor Dr. Bea Maas, da Universidade de Viena.

Publicação original : Carolina Ocampo-Ariza et al. Respostas dependentes de traços de pássaros e morcegos à estação e distância da floresta seca em agrossilvicultura tropical . Agricultura, Ecossistemas e Meio Ambiente. 2022. Vol 325. https://doi.org/10.1016/j.agee.2021.107751

DIÁRIO
Ecossistemas Agrícolas e Meio Ambiente

DOI
10.1016/j.agee.2021.107751

MÉTODO DE PESQUISA
Estudo observacional

OBJETO DA PESQUISA
Não aplicável

TÍTULO DO ARTIGO
Respostas dependentes de traços de pássaros e morcegos à estação e distância da floresta seca em agrofloresta tropical

DATA DE PUBLICAÇÃO DO ARTIGO
28 de fevereiro de 2022

Leia Mais: