Shell deve remover famílias em 30 dias

Shell deve remover famílias em 30 dias

O Justiça de Paulínia determinou na última sexta-feira que a Shell remova, no prazo de 30 dias, todos os moradores que ainda vivem no bairro Recanto dos Pássaros. Se a remoção não ocorrer, a empresa deverá pagar multa de R$ 50 mil por dia. A multinacional manteve uma fábrica de pesticidas na região entre 1978 e 1994. Quando vendeu a área para a empresa Cyanamid, a Shell realizou um estudo ambiental que constatou a contaminação do lençol freático por Drins, substâncias cancerígenas.

Zica foi o responsável pela divulgação do caso, no início do ano de 2001. Desde então, foram realizadas audiências públicas entre a empresa, a Cetesb e os moradores. A Prefeitura de Paulínia contratou a Unesp para realizar exames médicos nos moradores das chácaras vizinhas à empresa. A Shell também realizou exames nos moradores. No entanto, os resultados dos exames são divergentes.

A partir do final de 2001, a empresa passou a comprar as chácaras do bairro. Zica foi designado pela Câmara dos Deputados para acompanhar as negociações. 50 propriedades já foram adquiridas pela Shell. Ainda restam 5 famílias no local.

Ex-funcionários

Os ex-funcionários da Shell e da Basf, empresa que se instalou no local depois da Cyanamid, ainda lutam para firmar um acordo com as empresas. Eles reivindicam passar por exames médicos e tratamento de saúde. A Basf foi interditada pelo Ministério Público no final do ano passado. 162 trabalhadores foram demitidos e a empresa diz que realizou exames médicos e que não há indícios de contaminação.

A Comissão de Ex-empregados e o Sindicato dos Químicos Unificados dizem o contrário. Segundo eles, há vários casos de tumores entre os trabalhadores. Na última quinta-feira, 8 trabalhadores estiveram em reunião com o Zica para discutir o assunto. O objetivo é levar o caso para conhecimento do Ministro do Trabalho, Jacques Wagner. Além disso, Zica pretende pedir a realização de novas audiências públicas na Comissão de Seguridade Social e Família.

fonte:Expresso Zica do Deputado Federal luciano Zica, Número 91 7 a 14 de março de 2003


Leia Mais:


Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais.

Siga-nos Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 9700 9062" Google+