logomarca

Portugueses criam armadilha para destruir ninhos de vespa-asiática

vespa

Um grupo de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, criou uma armadilha para destruir os ninhos de vespa-asiática – o Arma4Vespa. De acordo com o jornal Público, os primeiros resultados dos testes da tecnologia foram apresentados na passada semana, com as armadilhas a entrarem na sua última fase de desenvolvimento em breve.

 

As armadilhas, na forma de pequenas esferas, são confundidas com o tórax das abelhas, levando as vespas até ao seu ninho para depois libertar um biocida que as mata.

 

Liderado pelo INL, este projeto tem como parceiros a TecMinho, a Associação de Apicultores do Cávado e Ave (Apicave) e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e foi financiado pelo Programa Apícola Nacional do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) em cerca de 150 mil euros.

O Público revela que os primeiros resultados indicam que estas cápsulas funcionam melhor perto das colmeias e que depois de colocadas pelos apicultores, são levadas pela vespa-asiática para o seu ninho.

 

“Como normalmente as temperaturas no ninho são mais altas e os materiais acabam por se degradar, esperamos que a vespa coma uma parte da cápsula e ajude à sua degradação [total]”, explica Miguel Cerqueira, um dos responsáveis pelo projeto.

 

Os testes estão a ser feitos numa zona aberta e a última fase de desenvolvimento do projeto inicia-se já no próximo mês, altura em que os cientistas procurarão saber qual o número de cápsulas mais indicado para destruir um ninho e de que forma é que as cápsulas têm que se degradar para matas as vespas.


Fonte:Vida Rural por Ana Rita Costa em 28 Maio, 2019

Leia Mais: