Controle de cochonilhas em vinhedos usando insetos úteis

O controle biológico com insetos e ácaros úteis em vinhedos para uva de mesa uva para vinho é essencial para o controle de insetos fitófagos chave, como as cochonilhas.

controleA razão por trás do crescente desenvolvimento do controle biológico nesses contextos deve-se às dificuldades cada vez mais evidentes na contenção de insetos fitófagos somente com substâncias químicas, causadas pelos fenômenos de resistência reconhecidos quando os princípios ativos são usados repetidamente.

Pseudococos anagirose parasitóides

"Para isso, devemos acrescentar a necessidade de obter uma produção com altos padrões de segurança fitossanitária sem resíduos indesejáveis. No caso de vinhas orgânicas, a possibilidade de realizar tratamentos apenas com produtos naturais com pesticidas e efeitos knockdown (por exemplo, óleo e piretro natural) tem fortes impactos negativos na população de insetos úteis, portanto, o manejo de culturas só pode ser realizado usando esses produtos repetidamente e impedindo qualquer possibilidade de encontrar um equilíbrio natural entre insetos úteis e fitófagos ”, explica Stefano Foschi, do Bioplanet.

"Observações experimentais e experiências de aplicação nos últimos cinco anos nos permitiram definir uma técnica de controle usando parasitóides e predadores específicos."

"A base para o controle é a introdução precoce do parasitóide Anagyrus pseudococci . Este hymenoptera é local da bacia do Mediterrâneo e, portanto, bem adaptado às nossas condições ambientais. Ele deposita seus ovos nas ninfas Planococcus vitis , bem como em fêmeas imaturas ou até grávidas. A chave para o sucesso é a possibilidade de introduzir o parasitóide no final da primavera, antes que as cochonilhas revelem sua virulência. "

Cryptolaemus montrouzieri , predador de cochonilha

Isso significa que os insetos úteis se estabelecem e se reproduzem / se propagam ao mesmo tempo que as cochonilhas, impedindo-os de atingir níveis prejudiciais. Introduções específicas são realizadas com Cryptolaemus montrouzieri em caso de surtos. Estes insetos predaram ativamente todos os estágios de cochonilha e põem seus ovos perto das presas.

"Uma cooperação estreita entre os técnicos das instalações que fornecem insetos úteis e os gerentes da empresa é essencial, pois as intervenções imediatas podem afetar muito os resultados finais. Precisamos ter em mente que os insetos úteis são uma ferramenta técnica feita de material vivo que deve ser distribuído logo quanto possível, quanto maior for a vitalidade e capacidade de reprodução e acomodação, menores são os níveis de estresse suportados pelos insetos.

Contatos:
Bioplanet
Via Masiera I, 1195
47522 Cesena
Email: [email protected]
Site: www.bioplanet.it


Fonte:FreshPlaza.com em 22-03-2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"InstagrampinterestlinkedinYoutube