---> Uso do extrato do melão de São Caetano



Uso do extrato do melão de São Caetano




Está sendo realizado, por agricultores-experimentadores em parceria com professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a AS-PTA, um estudo sobre o uso do extrato de melão de São Caetano no controle do pulgão da erva-doce e do feijão macassa. Mais recentemente agricultores do Sítio Araçá, Joab e seu Tota, iniciaram um teste no ácaro do jiló e no pulgão do pepino e do feijão macassa.

O melão de São Caetano, também conhecido por melão caetano ou erva de lavadeira, é uma planta muito comum na região. Nasce com facilidade dentro dos aceiros do roçado. É uma planta trepadeira, ou seja, gosta de subir em árvores, muros e cercas. Essa planta é conhecida pelos agricultores pelo seu uso medicinal. É utilizada no tratamento de pano branco, coceiras, sarnas e impinge. E agora está se estudando um novo uso, o de controle de pragas e doenças das culturas. (...)

Para se fazer o extrato do melão de São Caetano são necessários alguns equipamentos, como o extrator. (...) Para quem não tem todo esse equipamento em casa, os experimentadores ensinam que pode-se fazer e testar o macerado. Pega-se 1 quilo de ramas verdes, pisa-se bastante e coloca-se água e meio litro de álcool para sair o sumo. Deixa-se as ramas na água por 2 dias. Depois é só espremer bem as ramas, colocar o líquido na bomba e pulverizar. (...)

fonte: Boletim Por um Brasil Livre de Transgênicos nº179

Leia Mais:


Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais.

Siga-nos Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 99700 9062" Googleplus