Whiskeys orgânicos expressam o caráter de uma terra

Raridade e qualidade excepcional tornam os whiskies orgânicos conhecidos e apreciados. Como no caso do vinho orgânico, os destilados orgânicos e os consumidores de uísque orgânico contam-se entre muitos tipos de consumidores, incluindo o sempre importante segmento de mercado dos Millennials. A especificação orgânica corresponde à legislação orgânica abrangente dos Estados Unidos, União Européia, Canadá e Japão. Somente produtores certificados podem tirar proveito do termo "orgânico". Os requisitos variam de país para país, mas geralmente envolvem um conjunto de padrões de produção para crescimento, armazenamento, processamento, embalagem e remessa.

Como o consumidor depende dessa certificação?

Do ponto de vista do marketing, um estudo de 2017 revelou que um terço dos consumidores está agora escolhendo comprar de marcas que eles acreditam estar fazendo bem social ou ambiental. Portanto, o uso de ingredientes cultivados organicamente e de forma sustentável impede a liberação de fertilizantes sintéticos e produtos químicos perigosos. Isso é bom para o meio ambiente e se adapta às expectativas do consumidor. Portanto, essas destilarias lideram o caminho para a sustentabilidade.

Whiskies orgânicos tendem a usar grãos orgânicos de trigo, cevada, triticale e milho certificados pelo USDA, que geralmente são produzidos localmente, levando ao conceito de “terroir” emergindo no mundo dos destilados. A qualidade do uísque orgânico geralmente oferece mais do que seguir estritamente as diretrizes e os pontos de regulamentação dos requisitos de certificação.

A lista de exemplos a seguir exibe diversos processos existentes originados na produção de alguns uísques orgânicos comercializados:

  • envelhecimento em barris de madeira ultra-raros, cujo tamanho é menor do que o padrão, como com o Bainbridge Yama Mizunara Cask Single Grain Whisky
  • uso de uma combinação de duas leveduras para Bainbridge BattlePoint Organic Weat Whisky
  • Mantendo a designação de bourbon, o Bourbon Trace Experimental 6 Grain Organic Bourbon é um uísque bourbon organicamente certificado feito de milho, trigo sarraceno, arroz integral, sorgo, trigo e arroz.
  • o Uísque de Malha Simples foi destilado duas vezes em alambique (dupla destilação) importado da Espanha a partir de um purê de cevada orgânica de dois filés e envelhecido em barris de carvalho americano de dez galões por três anos
  • a destilaria Six Woods produz uísques de malte de cevada 100% orgânicos - uma versão não fabricada e a mais antiga Greenbar Slow Hand Six
  • O Winkle Organic Deep Cut Rye é um centeio 100% orgânico que utiliza um tradicional alambique de cobre e envelhece durante 18 meses antes de ser engarrafado à força do barril.
  • o Bourbon da Pensilvânia da Wigle Company é o primeiro bourbon feito na Pensilvânia que usa “milho amarelo orgânico local” e “trigo macio de inverno orgânico, bem como cevada maltada” antes de ser envelhecido em barris de carvalho novo
  • Catoctin Creek Distilling Company oferece um uísque de centeio 100%: Cacoctin Creek Barril Único Roudstone Rye Whisky de Virginia

Se você viajar para a União Européia, também encontrará uísques orgânicos, dependendo do país que você pretende visitar. Você os encontrará na Irlanda , na França , na Alemanha , na Suécia e, obviamente, na Escócia, onde uma destilaria que afirma ser a primeira destilaria de uísque totalmente orgânica da Escócia abriu oficialmente, três meses após o início da produção. A destilaria produzirá pouco menos de 100 mil litros de álcool puro a cada ano e deverá lançar seu primeiro lote de uísque “jovem e leve” em 2020.

E o destilador?

Do ponto de vista empresarial, produtores de todos os tamanhos estão explorando maneiras de tornar cada etapa de seu processo de produção mais sustentável. Assim, a maneira de produzir uísques orgânicos é motivo de preocupação para eles. Destilar espíritos orgânicos é significativamente mais difícil do que fazer espíritos usando culturas convencionalmente cultivadas e leveduras e enzimas geneticamente modificadas. No entanto, o trade-off parece valer a pena. Alguns destiladores consideram que destilar pequenos lotes é uma vantagem, e com uma dedicação para completar a transparência, é a única maneira de produzir o mais alto nível de qualidade .

Gerir uma empresa da forma mais responsável e sustentável é possível. Você diria, por que orgânico? Com a vontade de alcançar o mais alto padrão de qualidade, você começa usando os melhores ingredientes. Ou seja, usando grãos orgânicos como o alicerce dessa categoria de espírito.

Perspectivas

O conceito de terroir emergiu no mundo dos espíritos, para satisfazer as expectativas de produtores e consumidores. Os consumidores que procuram bebidas destiladas artesanais ultra-premium encontram-nas especialmente na categoria de uísque orgânico. Esta tendência lidera o caminho em destilarias ecológicas movidas a energia renovável, relacionadas a uma agricultura sustentável e oferecendo grãos crus orgânicos de origem local. Os uísques orgânicos contribuem para a expressão do caráter da terra em que os grãos crescem.

Fonte:Thewhiskeywash por Patrick Girard em 21 de junho de 2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram