Os fertilizantes orgânicos são fundamentais para a agricultura sustentável no Vietnã

O Vietnã pretende aumentar a proporção de fertilizantes orgânicos para 15% até 2020

Identificando fertilizantes orgânicos como a chave para a agricultura orgânica, o Ministério da Agricultura do Vietnã estabeleceu uma meta para elevar a proporção de fertilizantes orgânicos para 15% e o consumo de fertilizantes orgânicos produzidos industrialmente de um a três milhões de toneladas até 2020.

Enorme demanda e potencial

Entre os quase 21.000 produtos de fertilizantes atualmente à venda no Vietnã, existem 2.007 produtos orgânicos, representando apenas 9,6%, enquanto os fertilizantes inorgânicos representam 88,9% e os 1,5% restantes pertencem a biofertilizantes.

De acordo com Pham Minh Lan, funcionário do departamento de proteção de plantas do Ministério da Agricultura, o uso de fertilizantes inorgânicos durante anos contaminou o solo e prejudicou a qualidade dos produtos agrícolas. A maioria dos agricultores está habituada a usar fertilizantes inorgânicos devido ao seu efeito rápido.

Mas os requisitos para produtos agrícolas limpos nos últimos anos levaram a um aumento na demanda por fertilizantes orgânicos. Em 2017, o Vietnã importou 220.000 toneladas de fertilizantes orgânicos e o número de 2018 foi de 215.000 toneladas. Além de fornecer nutrientes para as plantas, os fertilizantes orgânicos são eficazes na melhoria da qualidade do solo, reduzindo a erosão e evaporação e aumentando a eficiência do uso de fertilizantes.

De acordo com o departamento de proteção de plantas, o Vietnã tem uma ampla gama de materiais para produzir fertilizantes orgânicos, incluindo resíduos da pecuária, aquicultura e processamento agrícola, subprodutos vegetais, turfa, resíduos domésticos e produtos microbianos, elementos minerais e substâncias biológicas.

Nguyen Thi Tha, diretora da Cooperativa de Serviços Agrícolas Hoa Phong na província de Quang Ninh, disse que com 14 hectares de frutas e vegetais, a cooperativa começou a usar fertilizantes orgânicos desde 2017, com cerca de 200 toneladas por ano, representando mais de 70% seu uso total de fertilizantes.

Nos primeiros dias, havia muitas dificuldades com a melhoria do solo, porque a qualidade do solo era ruim, enquanto os efeitos dos fertilizantes orgânicos eram muito lentos, resultando em crescimento lento das plantas e um baixo rendimento. Mas depois de dois anos usando fertilizantes orgânicos, a fertilidade do solo melhorou muito. As plantas são menos infestadas com insetos e os produtos agrícolas não contêm resíduos químicos.

Suporte necessário

Recentemente, o Departamento de Proteção de Plantas assinou um programa de desenvolvimento de fertilizantes orgânicos com muitas empresas com o objetivo de expandir a escala, aumentando a produção e renovando as tecnologias para produzir fertilizantes orgânicos de alta qualidade e preços acessíveis a partir dos recursos disponíveis.

Segundo Nguyen Hong Phong, diretor geral da Tien Nong Company, a dificuldade das empresas é que o processo de produção de fertilizantes orgânicos é demorado. Além disso, os materiais costumam ter muita umidade e são dispersos, portanto os custos de transporte são muito altos. Além disso, o equipamento para a produção de fertilizantes orgânicos requer uma grande quantidade de capital.

Atualmente, os fertilizantes orgânicos provenientes de subprodutos agrícolas que são processados ​​preliminarmente são importados para o Vietnã de forma muito fácil e barata. Isso desencoraja as empresas de investir em tecnologia para explorar materiais domésticos. O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural precisa introduzir políticas especiais para incentivar os produtores de fertilizantes orgânicos a produzir seus produtos a partir de materiais domésticos, especialmente os resíduos da indústria pecuária.

O diretor do departamento de proteção de plantas, Hoang Trung, disse que a autoridade agrícola dará apoio e simplificará os procedimentos para novas instalações de fabricação de fertilizantes orgânicos. A autoridade agrícola também incentivará as empresas existentes a expandir sua capacidade de produção e aplicar tecnologias avançadas para aumentar o número de produtores de fertilizantes orgânicos para 30%, o equivalente a uma produção anual de 4 milhões de toneladas por ano. Ao mesmo tempo, as cadeias de ligação serão formadas para garantir o uso de fertilizantes orgânicos em várias plantas.

Fonte:nhandan (vn) em 08-07-2019 <https://en.nhandan.org.vn/business/item/7670202-organic-fertilisers-are-key-to-sustainable-agriculture-in-vietnam.html>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube