Venda de orgânicos decola no AM; veja onde encontrar produtos

Feiras de produtos livres de agrotóxicos têm sido a principal aliada dos que evitam consumir alimentos deste tipo na capital do Amazonas


O mercado de orgânicos cresceu consideravelmente no Amazonas nos últimos três anos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), indica que houve aumento de 76 para 333 novos produtores no Estado. De 2012 a 2019, o número de agricultores orgânicos no Brasil cadastrados no órgão, aumentou cerca de 200%, passando de 5,9 mil para 17,7 mil.

Em 2015, o número de produtores orgânicos credenciados no Amazonas pela Superintendência Federal da Agricultura/Mapa, era em torno de 76 famílias; hoje, saltou para 203.

E em comemoração à Semana Nacional do Alimento Orgânico, o Sistema Sepror, em apoio à Comissão de Produção Orgânica do Amazonas (CPORG-AM), promoveu ação na praia da Ponta Negra. No evento, uma Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade Amazônica proporcionou diversas atrações para fortalecer a produção orgânica regional, livre de agrotóxicos.

Além da comercialização de produtos orgânicos, a iniciativa teve a degustação de receitas preparadas com produtos regionais e com Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) preparadas por chefs locais, entrega de certificados a agricultores orgânicos, exposição e venda de artesanato e de plantas, e ainda atividades físicas, como aulas de zumba e tai chi chuan.

O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que a busca da população amazonense pelo alimento orgânico é crescente. “Existe um número crescente de pessoas que buscam realmente um alimento livre de defensivos e que buscam realmente esse conceito de alimento orgânico. E nós estamos apoiando essas iniciativas, inclusive com a criação do Conselho Nacional da Agroecologia e da Produção Orgânica, que vai definir as políticas do nosso governo para investimento nessa área”, afirmou Petrucio.

Alimento orgânico

A coordenadora da CPORG-AM, Marina Reia, falou da certificação orgânica que produtores precisam ter para se enquadrar na categoria. “Esses produtores possuem o Selo de Produção Orgânica, são auditados pelo Ministério da Agricultura e por uma rede de consumidores e parceiros, que garantem que esses produtos estão completamente aptos ao consumo da sociedade brasileira, de forma limpa e livre de qualquer insumo químico”, alertou Marina.

Jorge Luiz é agricultor há 25 anos e há cinco anos começou a produzir de forma orgânica. No seu sítio, em Careiro Castanho (a 102 quilômetros de Manaus) ele produz abacaxi, tucumã, jambu e pupunha. “Sempre que possível participo das feiras, e estou muito satisfeito com o apoio que recebo da Sepror e com o retorno que estou tendo”, afirmou Jorge.

O servidor público, Eli Lima, pratica atividade física todos os domingos com a esposa, na Ponta Negra, e procura manter uma alimentação saudável. “Somos adeptos da alimentação natural e da prática de atividades físicas. Por isso, viemos prestigiar a Feira, e esperamos que haja outras edições, para que possamos adquirir e levar saúde para nossa mesa”, afirmou Eli.

Confira abaixo onde encontrar produtos orgânicos em Manaus.

Zona Centro-Sul

– Manaus Plaza Shopping

Avenida Djalma Batista, Chapada

Data: Quinta-feira, das 16h às 20h

– Incra (Feira de Produtos Orgânicos)

Avenida André Araújo, 901, Aleixo

Data: quinta-feira, das 16h às 19h

-Apoam

Data: Todos os sábados, das 6h até às 10h

Onde: Dentro do Ministério da Agricultura, Av. Maceió, 460, bairro Adrianópolis.

Zona Centro-Oeste

– Feira de produtos orgânicos na Praça da Cavalaria no D. Pedro I

Data: Todos os sábados pela parte da manhã

Zona Sul

-Clube Militar de Manaus – CASSAM

Avenida Rodrigo Otávio, Crespo

Data: sábado, das 5h às 12h

-Feira da ADS

Avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1.460, Conj. Atílio Andreazza, bairro Japiim

Data: Sexta-feira, das 16h às 20h

Zona Oeste

– Shopping Ponta Negra

Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra

Data: quarta, das 16h às 20h, e sábado, das 5h às 11h30

Fonte:Portal a Critica em 27/06/2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube